Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7694
Título: Conexões matemáticas em álgebra : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Autor: Ferreira, Catarina Dias, 1970-
Orientador: Guimarães, Henrique Manuel, 1951-
Palavras-chave: Didáctica da matemática
Álgebra
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: As conexões matemáticas surgem no ensino em várias vertentes, umas intrínsecas à Matemática, outras que exploram as ligações com a realidade e com outras áreas do saber. Embora haja uma referência às várias conexões que podem ser estabelecidas, este trabalho explorou apenas as conexões internas à Matemática. A motivação para o estudo deste tema assentou na convicção de que as tarefas que exploram conexões entre ideias matemáticas facilitam a compreensão de conceitos, estimulam o raciocínio e concorrem para o desenvolvimento nos alunos de uma visão da Matemática como um corpo de conhecimentos integrado. A opção de trabalhar com a Álgebra justifica-se por ser um tema matemático com elevada relevância no 3.º ciclo de escolaridade e em que a generalidade dos alunos revela maiores dificuldades. Com esta investigação pretendia compreender como lidam os alunos com as tarefas que envolvem conexões entre ideias matemáticas em Álgebra. As questões que orientaram o estudo foram: i) A que estratégias recorrem os alunos na realização de tarefas que envolvem o estabelecimento de conexões entre diferentes conceitos, processos e repre-sentações matemáticas? e ii) Que dificuldades manifestam os alunos na realização de tarefas que envolvem conexões matemáticas? Os participantes neste estudo foram os meus alunos do 7.º ano de escolaridade tendo eu desempenhado o duplo papel de professora-investigadora. A recolha de dados decorreu no ano letivo de 2011/2012, durante os 2.º e 3.º períodos, coincidindo com o segundo ano de implementação do novo Programa de Matemática do Ensino Básico. Esta reco-lha socorreu-se da observação, das produções escritas dos alunos e de registos áudio e de imagem. Os resultados evidenciaram que os alunos estabeleceram conexões entre processos, entre conceitos, entre linguagens e entre representações. Estabeleceram também outras conexões que designei por informais. Na resolução das tarefas de cunho exploratório os alunos evidenciaram algum desenvolvimento do pensamento algébrico.
The mathematical connections emerge in teaching in several ways, some intrinsic to mathematics and others that exploit links with reality and with other areas of knowledge. Although there is a brief reference to the various connections that can be established, this study only explored the internal connections to mathematics. The motivation for the study of this subject was based on the initial belief that the tasks which explore connections between mathematical ideas, facilitate the understanding of concepts, stimulate mathematical reasoning and promote an integrated view of mathe-matics. The option of working with algebra is justified because it is a mathematical sub-ject with great relevance in the 3rd cycle and where the majority of students face big difficulties. With this investigation I intended to understand how students deal with tasks that involve connections between mathematical ideas in Algebra. The questions that guided the study were: i) which strategies the students use when carrying out tasks that involve establishing of connections between different concepts, processes and mathematical representations? and ii) which difficulties the students express when carrying out tasks that involve mathematical connections? The participants in this study were my 7th grade students. I played the dual role of teacher and researcher. The data collection took place during the year 2011/2012 coin-ciding with second year of implementation of the New Program of Mathematics for Basic School. This collection relied from the observation, from the documents produced by students and from audio and image records. The findings show that the students were able to established connections between pro-cesses, between concepts, between languages and between representations. They also established other connections that I named as informal. When carrying out exploratory tasks the students showed some development of algebraic thinking.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática de Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7694
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042990_tm.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.