Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7696
Título: Um olhar sobre o Processo de RVCC nível básico
Autor: Teresa, Maria João Patinha Felicio, 1981-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho centra-se na exploração do campo de educação e formação de adultos pouco escolarizados. O trabalho tem por base uma análise reflexiva sobre a evolução da educação e formação de adultos ao longo do tempo, os seus diferentes contextos e práticas, as perspetivas em que assentam as metodologias de reconhecimento de adquiridos experienciais e o papel do Profissional de RVC. Procurou-se fazer um balanço reflexivo sobre a prática deste interveniente no Centro Novas Oportunidades, o que originou a construção de um projeto de intervenção visando a alteração da metodologia adotada no processo de RVCC de nível básico. O projeto teve como principais objetivos: a distinção da etapa de Reconhecimento e a de Formação Complementar de forma a incrementar o balanço de competências; potenciar no adulto uma maior consciência das suas competências e das áreas onde necessita de formação para o nível de certificação a atingir; agilizar o Processo em termos rentabilização e otimização de recursos humanos (formadores) e do tempo de duração do Processo; agilizar o diagnóstico de necessidades de formação complementar. Com vista a atingir estes objetivos foi alterado o número de sessões de reconhecimento das quatro áreas de competência-chave e os instrumentos de mediação utilizados nas sessões coletivas. Esta alteração permitiu atingir os objetivos propostos.
The present work focuses on exploring the field of adult education and training of people with poor schooling skills. The work is based on a reflective analysis of the development of adult education and training over time, its different contexts and practices, the perspectives in which the methodologies for recognition of acquired experience are based and the professional role of the RVC trainer. We tried to make a reflexive swing on the practice of intervening in the New Opportunities Centre which gave rise to the construction of an intervention project aimed at changing the methodology adopted in the basic level of the RVCC process. The project had as main objectives: the distinction and recognition of further training in order to improve the assessment of competences and the increase in adult awareness of their competences and of the areas where they need training to achieve their goals; make the process more effective in terms of monetization and optimization of human resources (trainers) and the duration of the process and speed up the diagnosis of further training needs. In order to achieve these goals the number of sessions for the recognition of the four key areas of expertise and the mediation instruments used in collective sessions have changed. This amendment has been effective in achieving the proposed objectives.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7696
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