Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7697
Título: Formas e contextos de ensinar e aprender a pensar numa turma de percurso curricular alternativo : práticas colaborativas supervisionadas
Autor: Ribeiro, Maria Júlia da Cruz, 1963-
Orientador: Salema, Maria Helena, 1943-
Palavras-chave: Flexibilização curricular
Ensino-aprendizagem
Estratégias metacognitivas
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo centrou-se na conceção, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica de ensino explícito da aprendizagem do pensar, nomeadamente de estratégias metacognitivas aplicadas à compreensão textual, destinada a alunos de uma turma de percurso curricular alternativo de quinto ano de escolaridade. O trabalho fundamentou-se nos resultados da investigação sobre programas de treino de processos mentais específicos da aprendizagem do pensar. Objetivou-se compreender as implicações destes programas na tomada de consciência dos processos individuais de pensamento de alunos com baixo rendimento escolar. Para tal, concebeu-se uma intervenção pedagógica, a fim de ser desenvolvida colaborativamente entre a investigadora e três professores da turma, em Estudo Acompanhado. Concomitantemente pretendeu-se compreender as práticas colaborativas dos professores e de que modo estas podem concorrer para o sucesso educativo dos alunos, pelo que se acompanhou e supervisionou, numa ótica colaborativa e reflexiva, as práticas profissionais dos professores do conselho de turma. Desenvolveu-se uma metodologia qualitativa de Investigação-Ação. Tomou-se por amostra de conveniência os dezasseis alunos da referida turma e três professores de uma escola-sede de um Agrupamento de Escolas do distrito de Lisboa. Para compreensão do fenómeno, recorreu-se a entrevistas, em grupo focado, a três alunos, antes e depois da intervenção, à observação participante, às notas de campo, à análise documental e à análise de conteúdo das produções dos alunos, nomeadamente fichas de trabalho, listas de verificação e autoavaliações. A análise e interpretação dos dados indiciaram que o ensino intencional, explícito e sistemático da aprendizagem do pensar parece constituir um caminho promissor para o sucesso escolar dos alunos participantes, pois os resultados obtidos sugerem haver uma correlação positiva entre este ensino e a aprendizagem do pensar. O estudo permitiu, ainda, retirar conclusões animadoras sobre os benefícios das práticas colaborativas e reflexivas no desenvolvimento profissional dos professores participantes no estudo.
The present research is focused on the conception, implementation and assessment of an explicit teaching pedagogical practice, which aims at developing the competence of learning how to think, designedly by means of metacognitive strategies applied to reading-comprehension, projected for students attending the 5th grade of an alternative curricular course. This work was grounded on the results reached by preceding research on training programs which studied ways to develop specific mental methods on learning how to think. The main goals were to apprehend the repercussions of these training programs on the students’ individual learning process awareness, whose school performance is poor. In this context, a pedagogical intervention was designed so as to be developed collaboratively amidst the researcher and three of the class teachers, in Study Skills. Therefore the study was aimed at inquiring the teachers’ collaborative practices and how these can promote the students’ successful educational achievement. With this purpose in mind the teachers’ practices, belonging to the alternative curricular course counsel, were followed up and supervised, on a collaborative and reflexive basis. A qualitative action research methodology was adopted. A sample, by convenience, of sixteen 5th grader students and three teachers, belonging to a school headquarter from the Lisbon district network, was taken. In order to understand the reality, a focus group of three students was subjected to an interview, before and after the pedagogical intervention, and a participant observation took place, beyond other research instruments which were used, such as the researcher’s field notes and content analysis of documents and students’ productions, namely, worksheets, checklists and self-assessment sheets. The analysis and interpretation of the data suggest that the deliberate teaching of explicit and systematic the competence of learning how to think establish a promising path to the participant students’ school success, once the results reached seem to present a positive relationship between this kind of teaching practice and the learning to think process. This study allowed, likewise, withdrawing encouraging conclusions on the benefits of collaborative and reflexive practices for the participant teachers’ professional development.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7697
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