Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7728
Título: Os planos educativos individuais e os jovens com histórico de insucesso escolar
Autor: Costa, Maria Eulália Rebelo Toscano, 1967-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Educação de adultos - Portugal
Exclusão social - Portugal
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Cursos de formação
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho de projeto, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação, centra-se nos Cursos de Educação e Formação. Estes cursos foram criados com a intenção de ser alcançada uma mudança de paradigma no que à educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, se refere. O objetivo dos mesmos deveria ir mais além do que o sucesso meramente escolar, permitindo aos alunos a inclusão na vida ativa, com mais e melhores empregos, numa sociedade pautada por uma maior coesão social. No entanto, o que se tem observado é que esta modalidade de ensino não combate eficazmente o abandono escolar e a exclusão, não facilita o ingresso no mundo do trabalho, perpetua o historial de retenções e não vai ao encontro das necessidades educativas especificas dos alunos, que continuam a ver nos cursos a forma de cumprirem a escolaridade obrigatória «com aproveitamento». Como principal objectivo procurei, sem perder de vista o campo da educação de adultos, enquadrar as políticas educativas portuguesas direccionadas para o tipo de alunos que integram os referidos cursos e analisar de que modo a legislação em vigor em Portugal, se aplicada localmente, com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, a pensar na realidade dos alunos específicos e não na generalidade da população estudantil, se pode tornar menos exclusiva. Partindo do principio de que os alunos dos Cursos de Educação e Formação são alunos com necessidades educativas especiais e tendo em mente a especificidade das mesmas, apresento no final deste trabalho uma proposta que visa inclui-los nos candidatos a Planos Educativos Individuais de modo a assim combater a problemática da exclusão social e atingir os objectivos que estão na génese dos cursos.
Este trabajo de proyecto realizado en el ámbito del Máster en Ciencias de la Educación, se centra en los Cursos de Educación y Formación. Estos cursos fueron creados con la intención de ser alcanzado un cambio de paradigma en lo que se refiere a educación, formación y aprendizaje a lo largo de la vida. El objetivo de los mismos debería ir más allá del éxito meramente escolar, permitiendo a los alumnos la inclusión en la vida activa, con más y mejores empleos, en una sociedad marcada por una mayor cohesión social. No obstante, lo que se puede observar es que este tipo de enseñanza no combate eficazmente el abandono escolar y la exclusión, no facilita el ingreso en el mundo del trabajo, perpetúa el fracaso escolar y no está de acuerdo con las necesidades educativas específicas de los alumnos, que continúan viendo este tipo de cursos como la manera de lograr la escolaridad obligatoria “con éxito”. Como objetivo principal he buscado, sin perder de vista el campo de la educación de adultos, encuadrar las políticas educativas portuguesas dirigidas para el tipo de alumnos que integran los referidos cursos y analizar de qué modo la legislación vigente en Portugal, si se aplica en el ámbito local, con la participación de todos los agentes envueltos en el proceso educativo, se puede volver menos exclusiva si se centra en la realidad de determinados alumnos en contraposición con la generalidad de la población estudiantil. Partiendo del principio que los alumnos de los Cursos de Educación y Formación son alumnos con necesidades educativas especiales y teniendo en mente la especificidad de las mismas, concluyo este trabajo con una propuesta que trata sobre la inclusión de los mismos como candidatos a los Planes Educativos Individuales con el propósito de combatir la problemática de la exclusión social y alcanzar los objetivos que están en el origen de los cursos.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7728
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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