Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7730
Título: Contribuição do coordenador de departamento no desenvolvimento de professores reflexivos e colaborativos
Autor: Assunção, Delminda Maria de Almeida Coelho de, 1955-
Orientador: Salema, Maria Helena, 1943-
Palavras-chave: Supervisão
Formação de professores
Desenvolvimento profissional - Professores
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo centra-se na compreensão de como é que a prática da supervisão realizada pelo coordenador promove o desenvolvimento de professores reflexivos e colaborativos. Pretendemos conhecer funções, competências e estratégias utilizadas, bem como eventuais condicionantes enfrentadas pelo coordenador na promoção da reflexão e colaboração. Assim, destacamos, no Estatuto da Carreira Docente, no artigo 10º, os deveres dos professores colaborarem com todos os intervenientes no processo educativo e refletirem sobre a sua prática. O coordenador tem, por conseguinte, um papel fundamental enquanto gestor e líder de uma estrutura de gestão intermédia, na promoção da reflexão e colaboração, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e da escola. Organizamos o trabalho em três partes, a primeira, sustentada pelo enquadramento teórico, a segunda, pelo estudo empírico, e a terceira pelas considerações finais. Na primeira parte abordamos os principais normativos legais relacionados com as estruturas de coordenação; o conceito de supervisão; funções e competências do coordenador; e a importância da reflexão e colaboração no desenvolvimento profissional dos professores. Optamos, na segunda parte, por uma investigação qualitativa, tendo como design o estudo de caso. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e a análise documental, posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas ao coordenador dos departamentos de Línguas e Literaturas e de Ciências Socias e Humanas, bem como a dois professores pertencentes a cada um dos departamentos, num total de quatro, numa escola da área de Lisboa. Concluímos, na terceira parte, que os coordenadores conhecem muitas das funções promotoras da reflexão e colaboração, apresentam competências fundamentais baseadas na criação de relacionamentos saudáveis, as quais permitem um estilo de supervisão colaborativo, e, apesar de algumas condicionantes, empregam algumas das estratégias que valorizam a reflexão e colaboração, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores.
This study is focused on understanding how the practice of supervision conducted by the department’s coordinator can promote the development of collaborative and reflective teachers. We intend to know the roles, powers and strategies used, as well as the constraints confronted by the coordinator in the promotion of reflection and collaboration. Therefore we single out that the New Teaching Career Statute in Article 10º highlights the duties of teachers to collaborate with all the stakeholders in the educational process and develop a reflection on their practice. The coordinator plays, consequently, a key role, while manager and leader of a middle management structure, in promoting reflection and collaboration, contributing to the improvement of teaching and learning and of the school. We organize this work in three parts, the first part being supported by the theoretical framework, the second part by the empirical study and the third part for closing remarks. In the first part we approach the main legal regulations related to the coordination structures; the concept of supervision; the roles and responsibilities of the coordinator; and the importance of reflection and collaboration in the teachers’ professional development. We selected, in the second part, a qualitative investigation, framed within the interpretive paradigm, having the case study for design. We use as instruments for data collection, the semi structured interview and documental analysis, subsequently subjected to content analysis. Six interviews were held in a school in the area of Lisbon. We conclude, in the third part, that the department’s coordinators know many of the promoting roles of reflection and collaboration, present fundamental skills based on creating healthy relationships, which enable a collaborative style of supervision, and, despite some constraints, employ some of the strategies that value reflection and collaboration, contributing to the professional development of teachers.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7730
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