Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7733
Título: Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
Autor: Lemos, Mónica Arson de Sousa
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Modelos de avaliação
Avaliação de programas
Meta-avaliação
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A avaliação de programas tem sido alvo de interesse e estudo por parte de uma série de autores. Neste relatório pretende-se refletir acerca da prática de avaliação de programas em contexto escolar, propondo a construção de um modelo base, adaptado à realidade portuguesa. A fundamentação do modelo proposto baseou-se no modelo teórico CIPP de Stufflebeam (2003), bem como nas cheklists criadas pelo autor. Partiu-se da prática de intervenção da equipa de um Gabinete de Psicopedagogia inserido num Colégio, recorrendo a exemplos de programas em implementação, de forma a facilitar a tradução prática de princípios e tarefas a cumprir, previstas pelo modelo proposto. As questões que suportaram o projeto de investigação relacionam-se com o processo de meta avaliação do modelo proposto, fundamental para identificar a utilidade, viabilidade, justeza e precisão do modelo.
Program evaluation has been a target of interest and study among several authors. This report is intended to reflect on the practice of program evaluation in schools, proposing the construction of a base model, adapted to the Portuguese reality. The proposed model was based on the theoretical model of Stufflebeam CIPP (2003), as well as in the cheklists created by the author. The starting point was the practice of intervention made by a Psychoeducational team in a College, using examples of programs being implemented, in order to facilitate translation to practice of principles and tasks provided by the proposed model. The questions that supported the research project relate to the process of metaevaluating of the model, in order to identify the utility, feasibility, propriety and accuracy of the model.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7733
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043000_tm.pdf1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.