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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/774

Título: Actividades de integração na escola : indisciplina e controlo de comportamentos
Autor: Fialho, Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal, 1963-
Orientador: Fontoura, Madalena, 1946-
Palavras-chave: Administração educacional
Indisciplina escolar
Comunidade escolar
Trabalhos de projecto
Issue Date: 2008
Resumo: O presente trabalho incide sobre a aplicação de medidas disciplinares correctivas no âmbito da prática de comportamentos qualificados como graves e enquadra-se numa abordagem que tem como porta de entrada principal a política da organização escolar, a forma como os actores mobilizam os elementos estruturais, as regras e os recursos para operarem com a indisciplina e do controlo de comportamentos. Trata-se de um estudo que parte da observação de contextos de acção, gerador de algumas interrogações relativas às relações dos actores entre si e à relação desses actores com as normas e as medidas propostas pelo executivo. Este estudo ocorre numa Escola Básica do concelho do Barreiro e circunscreve-se a alunos a quem foi aplicada a medida nos anos lectivos de 2006/2007 e 2007/2008; é um estudo exploratório sem a pretensão de controlar todas as variáveis que se cruzam nesta questão; pretendemos explorar ocorrências e reunir referências bibliográficas relativas a esta problemática para suscitar, ao nível da escola e junto dos intervenientes no processo, uma reflexão sobre as questões críticas que estão associadas à aplicação desta medida. O projecto desenhou-se a partir da questão: de que forma a aplicação das medidas de controlo de comportamento pode constituir uma solução para resolver problemas de indisciplina na escola? Nesta perspectiva, o seu objectivo geral será compreender de que maneira a aplicação destas medidas pode fazer a diferença. A escolha deste tema resulta, por um lado, do interesse e da necessidade de aprofundar conceitos sobre esta temática, na medida em que será uma oportunidade de reflectir e relacionar perspectivas a partir do que dizem diferentes autores e, por outro, porque acreditamos que, devidamente definida e concretizada, a medida educativa ou correctiva de actividades de integração na escola pode constituir uma efectiva solução para os problemas de indisciplina, do interesse e da necessidade de identificar uma modalidade de gestão mais adequada à implementação das mesmas actividades. Em relação ao trabalho de pesquisa, a consciência de que o modo como ocorre a intervenção dos diferentes actores, facilita a compreensão de muitos aspectos, positivos ou negativos, relacionados com comportamentos futuros, levou a que se optasse por realizar um estudo exploratório, através do qual se pretende contribuir para clarificar o papel de cada um dos diferentes intervenientes na produção/execução da referida medida, tendo em vista a consecução de comportamentos assertivos por parte do aluno. Optámos pela realização de entrevistas, questionários e estudo documental, sendo o tratamento de dados feito através de técnicas de análise de conteúdo para as entrevistas, e análise quantitativa e comparativa para os questionários. Este projecto insere-se no conjunto da investigação-acção e tem componentes quantitativas.
This study focuses on the implementation of corrective disciplinary measures within the practice of behaviour classified as serious and fits in an approach that has the main gateway at the organization of school policy, how the actors mobilize the structural elements, rules and resources to deal with indiscipline and control of behaviour. This is a study that starts from the observation in contexts of action, generating some questions concerning relations between the players themselves and with the standards and measures proposed by the management. This study takes place in one of Barreiro's School and is limited to students who have been applied with the measure between the academic years 2006/2007 and 2007/2008. This is an exploratory study without the pretension to control all the variables you run across this issue. We intend to explore events and gather references relating to this issue to raise, at the school and among the players concerned, a reflection on the critical issues that are associated with implementing this measure. The project was developed from the question: how the application of control measures of behaviour may constitute a solution to solve problems of indiscipline in school ? From this perspective, its goal is to see how these measures can make a difference. The choice of this theme follows the interest and the need to develop concepts on this issue, where there will be an opportunity to reflect and relate perspectives from different authors and, because we believe that properly defined and implemented, the extent of corrective or educational activities for integration in school can be an effective solution to the problems of indiscipline in the interest and the need to identify a management model more suitable for the implementation of these activities. Regarding to the work of research, the awareness of how the intervention of the various actors facilitates the understanding of many aspects, positive or negative, relating to future behaviours, meant the choice of conducting an exploratory study, which seeks to help clarifying the role of each one of the different actors in the production / implementation of the measure, aimed at the achievement of assertive behaviours by the student. We opted for conducting interviews, questionnaires and study desk, using techniques of content analysis for interviews, quantitative analysis and comparison for the questionnaires. This project is framed within the research-action and has quantitative components.
Descrição: Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000549425
http://hdl.handle.net/10451/774
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