Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7748
Título: Novos públicos no reconhecimento de adquiridos experienciais : desafios e estratégias de atuação
Autor: Silva, Rui Miguel Pereira Teixeira da, 1971-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências )
Hábitos de leitura
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho de projeto, enquadrado no Mestrado em Ciências de Educação, centra-se em "Novos Públicos no Reconhecimento de Adquiridos Experienciais: Desafios e Estratégias de Atuação”. Projeta uma atividade que pretende contornar a ausência de hábitos de leitura e de escrita em adultos pouco escolarizados, numa sociedade em que o conhecimento e a informação, são ferramentas essenciais para acompanhar a evolução, caso contrário promover-se-á a exclusão social. Para além deste projeto enquadrar a história da educação de adultos em Portugal e analisar os contributos da Iniciativa Novas Oportunidades desenvolvido no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, pretende também através de um projeto de leitura e escrita combater o iletrismo. Partindo do pressuposto de que a leitura e a escrita são um caminho alternativo para responder de forma humanizada e democrática aos desafios da sociedade contemporânea, foi planificada uma atividade, designada por Memórias com Escrita, assente nos saberes experienciais dos adultos. Os baixos níveis de escolaridade registados no CNO/ESFFL são uma realidade, englobam situações sociais vulneráveis à exclusão social. O precário acesso à informação e ao conhecimento é uma realidade, num concelho com forte densidade populacional, com poucos hábitos de leitura e de escrita. A educação de adultos é um campo científico recente em Portugal dirige-se a um público pouco escolarizado integrado numa União Europeia onde é premente acompanhar o conhecimento e a evolução, continuar com baixos níveis de escolaridade é inverter o crescimento. Algumas medidas contribuíram, em Portugal, para a rutura da exclusividade do sistema formal e começa-se a destacar processos educativos não formais. A aprendizagem pela experiência é valorizada e o projeto prevê com a leitura e escrita conduzir à reflexão que se ganhem novos hábitos de leitura e que promova ultrapassar os graves níveis de iliteracia.
Ce travail de conception, encadré dans la Maîtrise en Sciences de l' Éducation, met l'accent sur les " Nouveaux Publics dans la Reconnaissance d' Acquis Expérienciels: Défis et Stratégies pour la Pratique ". Il propose une activité qui vise à contourner le manque d'habitudes de lecture et d'écriture chez les adultes peu scolarisés, dans une société où la connaissance et l'information sont des outils essentiels pour suivre le progrès, tout en évitant l'exclusion sociale. Ce projet s'inscrit dans l'histoire de l'éducation des sdultes, au Portugal, et en analyse les apports de l'Initiative Nouvelles Opportunités mis au point dans le Centre de l' École Secondaire Dr. Francisco Fernandes Lopes, il vise aussi, à travers un projet de lecture et écriture, combattre l'analphabétisme. En partant du principe que la lecture et l'écriture sont une façon de répondre à un des défis humanitaires et démocratiques de la société contemporaine, une activité a été planifiée et appelée Mémoires de l' Écriture, axée sur les connaissances expérientielles des adultes. Les faibles niveaux d'éducation des individus inscrits dans le CNO / ESFFL, sont une réalité qui rassemble des situations sociales vulnérables à l'exclusion sociale. Le manque d´accès à l'information et la connaissance est une réalité, dans un comté à forte densité de population avec faibles habitudes de lecture et d'écriture. L'éducation des adultes est un domaine scientifique récent au Portugal et elle sádresse à un public peu scolarisé, intégré dans une Union Européenne dont il faut suivre la connaissance et le développement, car continuer avec de faibles niveaux d'éducation est la croissance renversée. Certaines mesures ont contribué, au Portugal, pour la rupture de l'exclusivité du système formel et commence à mettre en évidence des processus éducatifs non formels. L'apprentissage par l'expérience est valorisé et les plans de projet, avec la lecture et l'écriture de réflexion, prétendent gagner de nouvelles habitudes de lecture qui aideront à surmonter les graves niveaux d'analphabétisme.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7748
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