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Title: O supervisor pedagógico enquanto mediador entre o aluno estagiário e o educador acompanhante : o caso específico do estágio na educação pré-escolar
Authors: Oliveira, Helena Margarida Martins Rosário de, 1980-
Advisor: Vilas-Boas, Maria Adelina, 1938-
Keywords: Supervisão pedagógica
Mediação de conflitos
Educação pré-escolar
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: Este estudo pretendeu estabelecer uma relação entre a função de supervisor e a de mediador no caso específico da educação pré-escolar. Iniciou-se a investigação qualitativa com um inquérito a educadores de infância que pretendia verificar, ou não, a existência de conflitos entre o aluno estagiário e o educador cooperante em situações de estágio. Posteriormente, o estudo procurou, através de seis entrevistas semi-directivas a supervisores do curso inicial de educadores de infância, encontrar as respostas aos seus pressupostos iniciais. Após análise dos resultados, apurou-se que as funções, competências e características inerentes ao supervisor e ao mediador são semelhantes. Assim, o que nos tinha sido sugerido pelo enquadramento teórico, foi efectivamente confirmado pela análise das entrevistas recolhidas. Foram encontrados pontos comuns entre as referidas funções, que nos mostram que, através de uma comunicação adequada e do estabelecimento de relações positivas, sendo imparcial e empático, o supervisor procura acompanhar o estágio dos seus alunos de forma a evitar situações de conflito. No entanto, a existência de situações de conflito é uma realidade e, neste sentido, os supervisores, independentemente dos anos de experiência, procuram estratégias de mediação na resolução de conflitos. Para tal, procuram ser compreensivos com as dificuldades dos alunos, escutando os seus problemas e procurando incrementar a sua auto-estima. Desta forma, este estudo procurou dar maior enfoque na problemática das relações humanas mas, também, mostrar como a melhoria dessas relações pode constituir uma forma de melhorar os cursos de formação inicial.
This study sought to establish a relationship between the supervisor's and mediator's roles in the specific case of pre-school education. The research began with a qualitative survey of pre-school teachers in an effort to verify the existence, or not, of conflicts between the trainees and trainee's educators in training situations. Subsequently as the existence of conflict was confirmed, the study looked for answers to its assumption, through semi-guided interviews to six supervisors who were working with pre-school teachers in their initial education, of the main course of pre-school teachers. After a careful analysis of the results, it was found that the functions, powers and the inherent characteristics both of supervisor and mediator are similar. Thus, what the theoretical framework had suggested by, was actually confirmed by the content analysis of the interviews. Common points were found between those functions, showing that, through proper communication and the establishment of positive relations - by being impartial and emphatic - the supervisor can actually try to monitor his or her students' training in order to avoid conflict situations. Yet, the existence of those conflict situations is a reality and, in that sense, supervisors - regardless of their experience - use mediation strategies for the resolution of those conflicts. It was found that they try to understand their students' difficulties, listen to their problems and make a conscious clear effort to increase their self-esteem. Through this process, this study not only tried to give an extra focus on the complex interaction of human relations but also tried to show how an improvement in those relations can foster the quality of the pre-school teachers'initial training course.
Description: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular-Mediação em Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/775
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