Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7759
Título: Casas de acolhimento de menores : dinâmicas de educação de crianças e jovens
Autor: Silva, Helena Cardoso da, 1970-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Crianças institucionalizadas
Exclusão social - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este projeto de intervenção insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de Formação de Adultos. Tem como objetivo geral promover uma análise e reflexão sobre a prática profissional da autora deste trabalho, devidamente sustentada em elementos teóricos de modo a constituir-se como um momento e um processo de autoformação. Em torno deste objetivo, o trabalho que se apresenta estrutura-se em três objetivos específicos: O primeiro objetivo prende-se com a elaboração da narrativa biográfica, onde são identificados alguns momentos charneira basilares à aprendizagem, promovendo a mudança e subsequentemente o crescimento profissional. Na descrição desta narrativa, é percetível uma reflexão constante na procura da melhor forma de intervir e atuar nos diferentes momentos. Uma vez que cada situação é única e obriga a uma resposta rápida e assertiva. O segundo objetivo diz respeito ao enquadramento teórico que dá suporte a este trabalho de projeto, abordamos o processo de aprendizagem dos adultos ao longo da vida. Assim, os adultos formam-se com a sua própria experiência, questionam-se e tomam consciência das suas aprendizagens ao dar respostas a problemas concretos do seu dia-a-dia. As necessidades reais obrigam-nos a evoluir nas diversas dimensões do conhecimento: saber-saber, saber-ser e saber-fazer. E o terceiro objetivo diz respeito à conceção de um projeto de intervenção na área de animação sociocultural. Partindo do conhecimento efetivo da necessidade de ocupação dos tempos livres, de forma pedagógica, dos jovens institucionalizados dos catorze aos dezoito anos. Assim, valorizamos os saberes e experiências dos jovens, levando-os a (re)aprenderem os valores da sociedade e desenvolverem competências que têm como objetivo, permitir uma célere integração social a curto e a médio prazo. O trabalho realizado permitiu uma reflexão sobre o percurso profissional da autora, teoricamente sustentado, o que conduziu à conceção dum projeto de intervenção.
Ce projet d’intervention s’insère dans le contexte du Master en Sciences de l’Éducation, dans le domaine de Formation d’Adultes. Il a pour but général de promouvoir une analyse et réflexion sur la pratique professionnelle de l’auteure de ce travail, dûment soutenu en arguments théoriques, de façon à constituer un moment et un processus d’autoformation. Dans cette vision, ce travail est structuré en trois objectifs spécifiques : Le premier objectif constitue l’élaboration du récit biographique, où sont identifiés quelques moments de la charnière de base de l’apprentissage, tout en promouvant le changement et en conséquent, la croissance professionnelle. Dans la description de ce récit, une réflexion constante dans la recherche de la meilleure forme d’intervention et d’agissement aux différents moments, est perceptible. Ceci, puisque toute situation est unique et oblige une réponse rapide et assurée. Le deuxième objectif concerne l’encadrement théorique qui soutient ce travail. Ici, le processus d’apprentissage par les adultes tout au long de leurs vies, est approché. Ainsi, les adultes se forment par leurs propres expériences, en se remettant en question et dans la prise de conscience de leurs apprentissages, en donnant des réponses à des problèmes concrets dans leur vie commune. Les besoins réels nous obligent à évoluer dans tous les domaines de la connaissance, savoir-savoir, savoir-être et savoir-faire. Le troisième objectif concerne la conception d’un projet d’intervention dans le domaine d’animation socio culturelle. En partant de la connaissance effective du besoin à occuper, de manière pédagogique, les jeunes institutionnalisés de quatorze à dix-huit ans, pendant leur temps libre. Ainsi, on valorise le savoir et l’expérience des jeunes, les menant à apprendre les valeurs de la société et à développer des compétences qui ont comme objectif de permettre une intégration sociale rapide à court et à moyen terme. Soutenu théoriquement, ce travail a permis une réflexion sur le parcours professionnel de l’auteure, ce qui a mené à la conception d’un projet d’intervention.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7759
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043007_tm.pdf602,57 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.