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Título: Responsabilidade social e empenhamento organizacional afectivo : estudo com uma amostra de trabalhadores do sector retalhista
Autor: Vaz, Vânia Isabel Carapinha
Orientador: Lima, Rosário, 1959-
Palavras-chave: Empenhamento organizacional
Responsabilidade social
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Desde a segunda metade do século XX que se assiste, tanto no meio académico como profissional, a um intenso debate sobre a temática da Responsabilidade Social das organizações, tendo surgido na literatura diversas conceptualizações e abordagens ao conceito. Contudo, poucos foram os estudos que analisaram o seu impacto num dos stakeholders organizacionais de maior importância, os colaboradores. O presente estudo propõe-se analisar a relação entre a Percepção de Responsabilidade Social e o Empenhamento Organizacional Afectivo dos colaboradores com base na Teoria da Identidade Social. Para medir estas variáveis foram utilizados o Questionário sobre Percepção de Responsabilidade Social e a Escala de Empenhamento Organizacional Afectivo, que foram aplicados a uma amostra de 64 trabalhadores de uma empresa do sector retalhista. Os resultados obtidos revelaram uma relação positiva e significativa entre a Responsabilidade Social e o Empenhamento Organizacional Afectivo, bem como o papel preditor da Responsabilidade Social no Empenhamento Organizacional Afectivo dos colaboradores, corroborando assim as hipóteses de investigação. No final, tecem-se algumas considerações sobre as limitações do presente estudo e futuras linhas de investigação.
Since the mid of the XX century we are witnessing an intensive debate on the issue of Corporate Social Responsibility of organizations, both among scholars and practitioners. Based in this literature emerged several conceptualizations and approaches to the concept, however few studies have examined its impact on one of the most important organizational stakeholders, the employees. This study proposes to analyze the relation between Perceived Social Responsibility and Affective Organizational Commitment of the employees, based on the Theory of Social Identity. To measure these variables were used the Corporate Social Responsibility Scale and the Affective Organizational Commitment Scale, which were applied to a sample of 64 employees of a company in the retail sector. The results showed a positive and significant relation between Social Responsibility and Affective Organizational Commitment, as well as the role predictive of Social Responsibility in Affective Organizational Commitment of the employees, thus confirming the research hypotheses. In the end, some considerations about the limitations of this study and future research lines are discussed.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7805
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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