Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7810
Título: O impacto dos Cursos TIC das Universidades Sénior na inclusão digital da terceira idade
Autor: Varela, Carla Cristina Brilha, 1974-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Terceira idade - Portugal
Inclusão digital
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O aumento da população idosa é uma realidade da atual sociedade, tornando-se necessário refletir acerca das políticas sociais, para que os idosos deixem de ser um grupo de cidadãos infoexcluídos. A inclusão dos idosos na Sociedade da Informação e do Conhecimento revela-se importante para um envelhecimento ativo, pois a falta de acesso ou de compreensão tecnológica interfere de forma significativa na integração e na participação nos processos individuais e grupais. Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem cursos TIC ministrados em Universidades direcionadas à faixa etária dos seniores, as chamadas Universidades da Terceira Idade. Este estudo de natureza qualitativa pretendeu estudar o impacto dos cursos TIC das Universidades Sénior, na inclusão digital da terceira idade. Para tal, foram aplicados dois questionários online aos formadores e aos formandos de dez Universidades Sénior do distrito de Setúbal. Através da análise de conteúdo das respostas aos questionários tornou-se evidente que os seniores procuram os cursos TIC essencialmente pela necessidade de aquisição e atualização de conhecimentos de informática, que consideram imprescindíveis no seu quotidiano. Os resultados comprovam a satisfação geral da totalidade dos inquiridos que são unânimes quanto ao contributo da formação em TIC na melhoria da sua qualidade de vida, principalmente no que diz respeito ao aspeto da comunicação. Concluiu-se, assim como Kachar (2000), que o idoso acredita que a tecnologia do computador pode ser um passaporte para a modernidade, para a sua inserção nos movimentos atuais, acompanhando as novas gerações e estabelecendo um espaço de comunicação e aproximação.
The increasing of the elderly population is a reality of today's society, making it necessary to reflect upon social policies, so that the elderly are no longer a group of excluded citizens. The inclusion of the elderly in the Information Society and Knowledge reveals important for active aging because the lack of access or understanding technology interferes significantly in the integration and participation in individual and group processes. In Portugal, similarly to what happens in other countries, there are university courses in Information Technology and Communication aimed at older people, the so-called universities of the third age. This qualitative study intends to study the impact of ICT courses in digital inclusion of the elderly. To this end, two questionnaires were administered online to trainers and trainees from ten senior universities in Setúbal district. Through the analysis of the answers in the questionnaires it became clear that the senior ICT courses seek primarily the need to purchase and upgrade computing skills, which they consider essential in their daily lives. The results confirm the general satisfaction of all respondents. They are unanimous about the contribution of ICT training to improve their quality of life, especially with regard to the aspect of communication. As Kachar (2000), it follows that the older believes computer technology can be a passport to modernity, to their inclusion in the current movements, following the new generations and establishing a space for communication and closeness.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7810
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