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Title: Relação entre fontes de stress, estratégias de coping e rendimento académico : papel mediador e moderador da percepção de auto-eficácia geral dos cadetes da Escola Naval
Authors: Rosa, Ana Rita Rosado da Palma, 1978-
Advisor: Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Keywords: Psicologia educacional
Stress (Psicologia)
Ensino superior militar
Auto-eficácia
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: O presente estudo foi realizado com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre os processos de adaptação do cadete da Escola Naval: qual o papel que percepção de autoeficácia geral desempenha na relação entre a avaliação de stress, a escolha das estratégias de coping e o rendimento académico dos cadetes. Os resultados obtidos, junto dos 172 cadetes participantes do estudo, indicam que: a Gestão das relações exteriores; as Normas académicas; os Testes escrito, mais concretamente a necessidade de gestão do tempo de estudo e durante a realização das provas de avaliação, são os seus principais motivos de preocupação. A variável ano académico apresenta uma relação positiva com o stressor Regime de internato e negativa com as Normas académicas. As estratégias de coping mais utilizadas pelos cadetes são a Resolução de problemas, Estratégia positiva de regulação de emoções e Apoio social, e verifica-se uma correlação negativa entre o ano académico e o recurso ao Apoio social. A percepção de auto-eficácia geral apresenta uma relação directa de predição face à utilização da estratégia de coping de Resolução de problemas, e uma relação inversa de predição relativamente à estratégia de Negação. Foi encontrada uma relação directa de predição entre a percepção de auto-eficácia geral e a nota da média final do ano lectivo, mas apenas para os alunos do 1º ano. A percepção de auto-eficácia geral apresenta uma relação de mediação parcial entre a percepção de stress dos Factores institucionais e Regime de internato e estratégia de coping de Negação. Os resultados deste estudo permitiram conhecer em maior profundidade os cadetes da Escola Naval e a forma como vivem e lidam com a sua dinâmica diária, alcançando-se assim o principal objectivo desta tese.
The current investigation was designed to explore the Portuguese Naval School cadets' adaptation processes. Our main purpose was to describe the role of perceived selfefficacy in the stress coping achievement. The study's population was from the four year graduation program. The obtained results revealed as most important stressful events, for the 172 Portuguese Naval School's cadets subjects: Managing exterior relations; Academic rules; Written tests (in this particularly case, study time management and anxiety during the exams). a positive relation Was found between school year and stressful event: Bording regime, and a negative correlation between school year and stressful event: Academic rules. Cadet's prefer to use as coping strategies: Positive emotion regulation strategy; and Social support, and was found a negative correlation between school year and Social support strategy. General self efficacy perception shows a direct prediction relation with Problems resolution coping strategy, and a inverse prediction relation between Negation strategy. It was found a direct prediction relation between general self efficacy and year's final grade, only for first year students. Perceived self-efficacy has shown a partial mediation effect when cadet's assessed Institutional factors and Bording regime as stress sources and used Denial as strategy coping resource. The current investigation results allowed us to know more deeply the Portuguese Naval School cadets and the way they live and cope with their daily dynamics, attaining so the main purpose of this dissertation thesis.
Description: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação: Auto Regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/787
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