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Título: A avaliação das aprendizagens na legislação e nas práticas de uma Direcção Regional de Educação
Autor: Sousa, Ana Carina Simão de, 1983-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino básico
Ensino secundário
Relatórios de estágio
Issue Date: 2008
Resumo: Este trabalho tem como objectivo contribuir para o conhecimento da Fibrose Quística, identificando através da Proteómica outras proteínas que participem na patologia FQ e que influenciem o seu fenótipo. A tese encontra-se dividida em duas partes dependendo do objecto de estudo. Na Parte I encontram-se os estudos relacionados com a análise de amostras humanas (soro e membranas de eritrócitos) e na Parte II a análise proteica de amostras de pulmão de ratinho (Células epiteliais brônquicas e extracto total). Na Parte I, Capítulo I, encontra-se uma descrição da doença, da proteína CFTR, dos seus fenótipos e genótipos, da classificação das mutações, das terapias usadas e na mais-valia que a proteómica pode trazer à FQ. No Capítulo II encontram-se descritos os objectivos dos trabalhos realizados na Parte I. No Capítulo III é apresentado o trabalho Autoantibodies in Cystic Fibrosis identified by proteomic analysis , no qual é discutida a possibilidade da FQ ser uma doença autoimune. No Capítulo IV apresenta-se o trabalho realizado em membranas de eritrócitos, Differently expressed proteins in Cystic Fibrosis erythrocytes membranes , pois é sabido que a CFTR mutada aí localizada é, pelo menos em parte, responsável pela hipertensão pulmonar verificada nos doentes, pretendendo-se por isso identificar outras proteínas que possam contribuir para esta condição. Na Parte II, Capítulo I é apresentada uma revisão dos modelos de ratinho FQ e da sua contribuição para o hoje se conhece sobre a FQ. No Capítulo II apresentam-se os objectivos do trabalho descrito na Parte II. No Capítulo III descreve-se o estudo Proteomic analysis of naphthalene-induced airway epithelial injury repair in cystic fibrosis mouse model realizado num ratinho modelo FQ, no qual se analisa o efeito do naftaleno no pulmão para melhor perceber o processo de inflamação pulmonar que ocorre nos doentes FQ.
This work aims to contribute to the CF knowledge, namely discerning other proteins that participate in the CF lung pathology and that influence its phenotype, using the Proteomic approaches available. The thesis is divided in two parts, depending on the object of study. In Part I it will presented the works related to proteomic analysis in human samples (sera and RBCm) and in Part II proteomic analysis in mouse samples (distal lung epithelial cells and lung extract). In Part I, Chapter I there is a description of the CF disease phenotypes and genotypes, a classification of CF mutations, information about the CFTR protein, available therapies for CF and what proteomics may bring to the CF knowledge. In Chapter II are described the objectives for the works presented in Part I. In Chapter III is presented the work concerning Autoantibodies in Cystic Fibrosis identified by proteomic analysis , where CF is it discussed as a possible autoimmune disease. In Chapter IV is presented the work done in human RBCm, Differently expressed proteins in Cystic Fibrosis erythrocytes membranes , because it is known that mutated CFTR in RBCm is responsible, at least in part, for the pulmonary hypertension observed in CF patients and we wanted to identify other proteins that could also contribute to that condition. In Part II, Chapter I is given a review about mouse models and their contribution for the CF knowledge. In Chapter II are described the objectives we intend to achieve using a CF mouse model and the proteomic methodology. In Chapter III is presented the work Proteomic analysis of naphthalene-induced airway epithelial injury repair in cystic fibrosis mouse model , where we analysed the lung inflammation caused by naphthalene in CF and normal mice.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000544988
http://hdl.handle.net/10451/789
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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