Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/790

Título: O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências
Autor: Simões, Ana Filipa Besteiro, 1985-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Validação de competências
Formação de adultos
Relatórios de estágio
Issue Date: 2008
Resumo: De modo a concluir o Mestrado em Ciências da Educação, concebi o presente documento, dando a conhecer o caminho que percorri durante dez meses de estágio num Centro Novas Oportunidades no concelho da Amadora. Com o objectivo de me integrar na dinâmica do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, e de compreender a figura do Profissional de RVC, participei em actividades como o acompanhamento de adultos nos momentos de Diagnóstico e Reconhecimento, na correcção de Portfolios Reflexivos de Aprendizagem, na reformulação dos instrumentos de Diagnóstico e na realização de tarefas organizativas, tais como a redacção de actas de sessões de júri de validação e introdução de dados em sistema informático. Para o desenvolvimento das tarefas que me foram solicitadas ao longo do tempo, recorri não só aos elementos que compõem a equipa técnico-pedagógica do Centro, mas também aos conhecimentos que adquiri durante a Licenciatura em Ciências da Educação (nomeadamente na área da Formação de Adultos), e às pesquisas que fui realizando sobre a Iniciativa Novas Oportunidades e o Processo de RVCC. A redacção deste documento foi algo que fui elaborando gradualmente, procurando articular as aprendizagens desenvolvidas no estágio com as informações teóricas que recolhi, ao mesmo tempo que reflectia sobre cada uma das etapas que ia superando. Estruturalmente, num primeiro momento apresento o meu projecto de estágio, enquanto numa segunda fase descrevo a sua dinamização e o papel que desempenhei em cada uma delas. O balanço desta experiência é bastante positivo, pois consegui integrar-me na realidade dos Centros Novas Oportunidade e do Processo de RVCC, executando as funções de um Profissional de RVC e compreendendo a complexidade inerente ao acompanhamento de adultos. Além disso, sinto que me tornei mais autónoma, assimilei novos conhecimentos e adquiri um maior à vontade na interacção com os outros.
In order to conclude the Master Degree in Educational Sciences, I conceived the present document, giving to know the path I covered during my period of training in a New Opportunity Center. With the intention to integrate in the dynamics of the Process of Recognition, Validation and Certification of Competences, and to understand the figure of the Professional of RVC, I participated in activities as the accompaniment of adults at the moments of Diagnosis and Recognition, in the correction of the Learning Reflective Portfolios, in the re-conception of the instruments of Diagnosis and in the accomplishment of organizative tasks, such as the elaboration of minuteses of sessions of jury and introduction of information's on informatical system. For the development of the tasks that were requested me throughout the time, I appealed not only to the elements that compose the team of the Center, but also to the knowledge I acquired during my formation in Educational Sciences (over all in Formation of Adults), and in the research that I developed about the New Opportunities Initiative and the Process of RVCC. The writing of this document was something I did gradually, trying to articulate the learning developed during the period of training with the theoretical information that I collected. About its structure, first I present my own project, and in a second phase I describe its application and the paper I played in each moment. The rocking of this experience is very positive, since I integrated myself in the reality of the New Opportunity Centers and the Process of RVCC, executing the functions of a Professional of RVC and understanding the inherent complexity to the accompaniment of adults. Moreover, I feel that I became a more autonomous person, with new Knowledge and with a greater to the will in the interaction with others.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Formação de Adultos), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/790
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
17015_O_Processo_de_Reconhecimento_Valida.pdf728,12 kBAdobe PDFView/Open
17016_Anexo_I.pdf345,59 kBAdobe PDFView/Open
17017_Anexo_II.pdf419,17 kBAdobe PDFView/Open
17018_Anexo_III_Instrumentos_de_Reconhecimento_de_Compet.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open
17019_Anexo_IV_Instrumentos_de_Reconhecimento.pdf453,59 kBAdobe PDFView/Open
17020_Anexo_V_Novos_Instrumentos_de_Diagn.pdf841,02 kBAdobe PDFView/Open
17021_Anexo_VI_Novos_Instrumentos.pdf843,11 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia