Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/791

Título: Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
Autor: Jorge, Bernardino E. C., 1952-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Tecnologias da informação
Formação contínua de professores
Tecnologias educativas
Trabalhos de projecto
Issue Date: 2008
Resumo: Pressupondo a necessidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas de uma forma integrada e pedagogicamente adequada, coloca-se a questãoda preparação dos professores. É para tal que este estudo de mestrado pretende contribuir,considerando relevante a análise de necessidades associada às competências dos professoresno uso das TIC, circunstanciadas ao contexto de trabalho numa escola secundária pública.Optamos por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, suportada noinquérito por questionário estruturado em três dimensões: competência tecnológica(utilização tecnológica das TIC), competência pedagógica (integração curricular das TIC nosprocessos de ensino e aprendizagem) e competência social (desenvolvimento profissional eintervenção do professor na escola e na comunidade educativa). O questionário serviuigualmente para conhecer o perfil de competências dos professores da escola, distribuídos portrês níveis: básico (conhecimentos como utilizador de algumas ferramentas TIC), interactivo(uso das TIC em projectos educativos e na produção de materiais para o ensino eaprendizagem) e inovador (uso das TIC para interagir com os alunos nos processos de ensinoe de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, promovendo-se a inovação e aexperimentação pedagógica com recursos às novas tecnologias educativas).A recolha de dados das respostas ao questionário permitiu retirar conclusões sobre ascompetências e as necessidades de formação dos professores no uso das TIC. As necessidades de formação dos professores da escola são elevadas, em todas as dimensões de uso das TIC: entre 60 a 80% da amostra tem uma fraca proficiência nas três dimensões, tecnológica, pedagógica e social. Três contributos foram obtidos da amostra que podem sustentar um adequado desenvolvimento de um plano de formação contínua dos professores centrado na escola: 1) Existe uma maioria de professores (74%), na fase de carreira de 7 a 25 anos, predisposta a experimentar novas metodologias e aceitar novos desafios, associando o seu desenvolvimento profissional à formação contínua para a integração curricular das TIC; 2) Para cada um dos objectivos de formação considerados prioritários existem alguns professores com bom domínio de competências; 3) Constatou-se ainda que as competências são influenciadas por factores de caracterização dos docentes, sendo o grupo disciplinar e o tempo de experiência como professor os que mais interferência exercem.
Bearing in mind the need to use information and communications technology (ICT) in schools in an accurate and adequate pedagogic way, we must not forget the question concerning a correct preparation of the teachers involved. This is, thus, the aim of this Masters investigation which considers important the analysis of the needs of the teachers' competences when using ICT in a secondary public school. We choose a quantitative research methodology, based on a questionnaire organized in three dimensions: technological competence (technological use of ICT), pedagogical competence (ICT as part of the plan of studies), social competence (professional development and a teacher's active role in the school environment and in the educational community). This questionnaire was also useful to acknowledge the skills of the teachers involved. Those skills have been divided into three different levels: basic (basic knowledge of some ICT tools), interactive (use of ICT in educational projects and in the production of learning materials) and innovator (use of ICT as a means of interacting with students throughout the teaching/learning process, inside the classroom and out, promoting the innovation and pedagogical experiment with the help of new educational technologies). The data collected through the answers of the survey led to some conclusions on teachers' competences and their need for training in the use of ICT. The necessity for school teachers' formation is high, in all aspects of the use of ICT: 60 to 80 percent of the sample presents a low proficiency in the three dimensions- technological, pedagogical and social. From the sample three contributions were obtained, which can sustain a proper development of teacher's continuous learning plan centered on school: 1) There is a majority of teachers (74%), with a career from 7 to 25 years, predisposed to endeavor the new methodologies and accept new challenges, combining their professional development to continuing education for the curricular integration of ICT; 2) For each formation objectives considered as prior there are a number of teachers with a good mastery of competences; 3) Furthermore, it was evident that competences are influenced by factors related to teachers' characterization, namely the subject area and the years of experience as a teacher; these are the ones that interfere more.
Descrição: Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000546431
http://hdl.handle.net/10451/791
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
17013_Mestrado-BernardinoJorge.pdf896,66 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE