Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/793
Título: "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
Autor: Wünsch, Luana Priscila, 1979-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2008
Resumo: Nesta investigação foi analisada o desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial de professores. Primeiramente desenvolvemos um quadro conceptual a partir de como se dá a reflexão nesta vformação, descrevendo: os saberes necessários para a mesma; o que é a reflexão docente; os métodos de aprendizagem colaborativa que compartilham a ideia de que os professores podem e devem trabalhar juntos para melhorar a sua prática docente; as finalidades da reflexão na formação inicial, em especial no que diz respeito à autonomia e emancipação do trabalho docente; as estratégias que podem promover os aspectos citados; e como pode ocorrer a avaliação desta reflexão. Nestes aspectos, debruçámo-nos essencialmente nas definições de reflexão nas práticas dos professores descritas por Dewey, Schön e Zeichner. Logo, no enquadramento metodológico enfatizamos os objectivos desta dissertação e relatamos como se deu a entrevista com os oito inqueridos, estagiários finalistas do curso de formação inicial de Ensino Básico, 1.º Ciclo, s quais actuavam em núcleos, ou seja: em equipa durante a sua intervenção na prática pedagógica. Já na análise dos dados, dissertamos sobre as duas temáticas emergidas dos depoimentos da pesquisa em pírica: a concepção dos estagiários sobre a reflexão profissional docente e o desenvolvimento da reflexividade na formação inicial. Nas conclusões de "O que fiz bem, o que fiz mal": desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores, aparece uma análise crítica na qual destacamos as considerações dos formandos para com o trabalho que realizam no estágio e se o mesmo tem componente reflexiva, bem como as características do trabalho dos supervisores que sugerem uma atitude reflexiva.
On this research, the development of the reflexive competences on teachers initial education was analysed. First we developed the idea about how reflexivity place at this stage, describing what the reflexivity is, the necessary knowledge to practise it, its cooperative learning methods sharing the idea that teachers can and should work together in order to improve their teaching skills; the purpose of this reflexivity, especially in what concerns to autonomy and emancipation on teaching tasks, the strategies that can promote the mentioned aspects, and how it can be evaluated. In theses aspects we essentially researched the teaching practices described by
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/793
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16998_Luana_Priscila_Wunsch_Formacao_Professores.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.