Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/794
Título: As crenças de auto-eficácia na aprendizagem do inglês, em adultos : um estudo exploratório
Autor: Cerejeira, Sílvia Martins, 1981-
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Psicologia da educação
Auto-eficácia
Motivação
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2008
Resumo: No âmbito da teoria sócio-cognitiva este trabalho tem como objectivo clarificar o conceito de auto-eficácia no processo de aprendizagem, em adultos aprendentes de inglês. Pela relevância do tema, são analisados outros conceitos que abrangem o processo motivacional da aprendizagem auto-regulada, nomeadamente as fontes de auto-eficácias e os objectivos. Analisam-se ainda as questões teóricas que enquadram a aprendizagem do adulto trabalhador, como sejam os temas ligados ao desenvolvimento, à formação profissional, especificamente à aprendizagem de uma língua estrangeira. A amostra (N=100) é constituída por adultos profissionalmente activos e aprendentes de inglês. O instrumento escolhido foi o English as a Second Language Learning Self-efficacy Questionnaire, que foi adaptado para português, com a designação de Questionário de auto-eficácia para a literacia na língua inglesa. A este instrumento juntou-se um questionário, construído neste projecto, que inclui informação sobre as fontes de eficácia na aprendizagem do inglês, designadamente as que dizem respeito às experiências anteriores, bem como informação sobre os objectivos face à aprendizagem e aos interesses na língua inglesa.O conjunto dos dados contribui para clarificar o constructo de auto-eficácia na aprendizagem do inglês, e tende a evidenciar a forte relação que existe entre as crenças e o desempenho, bem como entre as crenças e os interesses. Os dados mostram também a influência dos objectivos e da intencionalidade no processo de aprendizagem auto-regulada.Apesar da natureza exploratória da investigação, a conclusão geral deste estudo salienta as suas implicações práticas, nomeadamente para a importância da explicitação dos objectivos, que norteiam a formação, bem como das componentes da avaliação. O estudo procura ser o ponto de partida para outras investigações que aprofundem o constructo de crenças de capacidade e das respectivas implicações na motivação e auto-regulação.
In the social-cognitive framework this study intends to clarify the concept of self-efficacy within the learning process, concerning adults studying English. Due to its relevance to the theme, other concepts which cover the motivational process of self-regulatory learning are considered in the study, namely the self-efficacy sources and the objectives. Besides this theoretical background, some more topics related to development and professional training, as well as, learning a foreign language, will be presented.The sample (N=100) is made of professionally active adults who are learning English. The chosen instrument was English as a Second Language Learning Self-efficacy Questionnaire, which was adapted to Portuguese under the title Questionário de auto-eficácia para a literacia na língua inglesa. As a complement to the original questionnaire, another questionnaire, which includes information about self-efficacy sources when learning English, namely the ones related to previous experiences, as well as information about learning objectives and interests, was added.The set of data contributes to clarify the concept of self-efficacy in the English learning process. Furthermore, it tends to enhance the strong existing relationship between beliefs and performance, but also beliefs and interests. The influence of the objectives in the learning process is once again shown by the data.Although the current investigation has an exploratory nature, the general conclusion of the study highlights its practical implications regarding the importance of goals and assessment in training. The study intends to be the starting point to other investigations which more thoroughly study the concept of capacity beliefs and its implications on motivation and self-regulation.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000544968
http://hdl.handle.net/10451/794
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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