Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/800
Título: A investigação colaborativa como modalidade de formação de professores na promoção do conhecimento estratégico
Autor: Figueiredo, Elvira Dargent de, 1961-
Orientador: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Palavras-chave: Formação de professores - Portugal
Investigação-acção
Formação contínua
Teses de mestrado - 2008
Data de Defesa: 2008
Resumo: Neste estudo, procurou-se implementar um projecto de formação de professores cuja estratégia formativa foi a investigação colaborativa como modalidade de formação, tentando compreender o seu contributo no desenvolvimento do conhecimento estratégico. Os resultados levaram-nos a uma reflexão final organizada em torno de dois eixos fundamentais: o da investigação colaborativa como modalidade de formação de professores e o do ensino estratégico desenvolvido a partir da Sala Aprender. De acordo com o projecto de formação desenvolvido, concluímos que a investigação-colaborativa, implementada no contexto do ensino estratégico dos professores, deu o seu contributo para a alteração de percepções e práticas dos professores ao nível do ensino das estratégias de aprendizagem e para o desenvolvimento das suas capacidades analíticas e avaliativas na descrição da acção educativa. Com a Sala Aprender, pretendeu-se de orientar o professor para que se tornasse um mediador entre o aluno e o saber, facilitando a elaboração e a construção de sentido das suas aprendizagens. O professor foi se constituindo neste estudo como um profissional da interacção, do diálogo e da compreensão interpessoal, com o propósito de conduzir o aluno a uma pedagogia da autonomia. O trabalho desenvolvido com os professores na Sala Aprender permitiu-nos identificar dois elementos caracterizadores desta experiência pedagógica: um primeiro, relacionado com o exercício de reflexão pessoal do aluno acerca de si e do seu trabalho escolar, realizado quer nas sessões temáticas quer nos acompanhamentos individuais, onde o grande objectivo era que o aluno adquirisse níveis de consciência cada vez maiores acerca do trabalho escolar atingindo, igualmente, níveis de autonomia mais consistentes e estruturantes; um segundo elemento caracterizador desta experiência formativa passou pelo acesso a estratégias que foram contribuindo para que alguns alunos vencessem o insuce
In this study, was tried to implement a project for teacher coaching where the development strategy was cooperative research as the training practice, trying to understand the contribution for the strategic knowledge development. The results lead to a final appraisal organized around two fundamental axes: the cooperative research as a teachers training practice and the strategic teaching developed based on the Learning room. According to the training project evolution, the research-cooperation, implemented in the context of the teacher's strategic training, contributes for a perception change on teacher's practices regarding training of learning strategies and for the development of analytic abilities and education actions evaluation. With the Learning room, was tried to lead the teacher to become a mediator between the student and knowledge, facilitating the elaboration and the construction of the training path. The teacher grew as an interaction professional, a dialog and mutual understanding, with the purpose of conducting the student to a complete self-sufficient pedagogic stage. The work developed with teachers using the Learning room allowed the identification of two typifying elements of this pedagogic research: first element related with the self-examination exercise of the student about himself and the school activities, performed during thematic sessions as well during the individual coaching, where the main milestone was the student self-conscience of the learning levels reached, likewise, autonomy consistent and structure levels; second characteristic element of this coaching experience was due to the strategies access allowing some of the students biting the unsuccessful in some disciplines and simultaneously acquire the selfconscience of the learning way. At the end of the training project, and according to the gathered data, the two investigation structure axes allowed the observation of the existence of identical practices between working cycl
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/800
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.