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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/802

Título: Crenças de eficácia nos papéis de carreira, valores de vida e prática de supervisão de ensinos clínicos, em enfermeiros
Autor: Gago, Tânia, 1982-
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Auto-eficácia
Aprendizagem e desenvolvimento
Valores de vida
Ensinos
Teses de mestrado - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: Num quadro teórico sócio-cognitivo e desenvolvimentista, a presente investigação tem como objectivo explorar as crenças de auto-eficácia nos papéis de carreira, os valores de vida e as componentes da supervisão clínica, numa amostra de enfermeiros (N= 150), com actividade profissional em três instituições hospitalares. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram desenvolvidos o Inventário de Auto-avaliação da Supervisão de Ensinos Clínicos de Enfermagem e o Questionário de dados pessoais e também utilizados os Inventário de Crenças de Auto-eficácia nos Papéis de Carreira dos Enfermeiros e a Escala de Valores WIS (2ªEd.). Os resultados evidenciaram índices de precisão e de validade satisfatórios para as medidas usadas. Do conjunto, destacam-se os resultados dos enfermeiros mais velhos, com formação pós-graduada e com experiência de supervisão que manifestam uma maior intensidade na Componente Técnica da supervisão, expressam crenças de autoeficácia mais intensas no Papel de Estudante e de Trabalhador e demonstram mais importância nos valores Realização, Promoção, Estético, Autoridade. Por outro lado, os enfermeiros mais novos e sem experiência de supervisão apresentam crenças de autoeficácia mais elevadas no Papel de Tempos Livres; os enfermeiros solteiros evidenciam maior importância nos valores de Estilo de Vida, de Actividade Física e de Relações Sociais, enquanto os casados apresentam crenças de auto-eficácia superiores no Papel de Casa e Família. As mulheres manifestam maior importância nos valores de Altruísmo e Estético, enquanto os homens valorizam mais a Actividade Física. Contudo, homens e mulheres manifestam um nível semelhante nas suas crenças enquanto trabalhadores e nos seus valores relacionados com a realização. Numa visão da qualidade da prática de enfermagem, o carácter sistemático dos resultados é significativo no sentido de compreender as motivações individuais e de, no contexto da formação, criar possibilidades para promover o bem-estar pessoal e institucional.
In a social-cognitive and development framework, this study explore the self-efficacy beliefs in the career roles, life values and the components of the clinical supervision, in a sample of nurses (N=150), currently working in three hospital units. As for the methodological procedures, we developed the Inventory of Self-evaluation about the Supervision in Nursing Clinical Education and a personal data Questionnaire, and also used the Inventory of Self-efficacy Beliefs in the Nurses Career Roles and WIS values Scale (2ªEd.). The results evidenced satisfactory indices of reliability and validity for the used measures. The set of the data tends to evidence the oldest nurses, with postgraduate formation and with experience of supervision reveals a higher intensity in the Component Technical of the supervision, express stronger beliefs of self-efficacy in the Student and Worker Role and also manifest more importance to the Accomplishment, Promotion, Aesthetic and Authority values. On the other hand, the youngest nurses and inexperienced of supervision present stronger self-efficacy in Free Times role; the single nurses evidence higher importance to the Lifestyle, Physical Activity and Social Relationships values, while the married ones present superior beliefs of self-efficacy in House and Family role. The women manifest stronger importance to the Altruism and Aesthetic values and the men give more importance Physical Activity value. However, men and women manifest a similar level in their beliefs while workers and in their values related with the accomplishment. In a vision of the quality of the nursing practice, the systematic condition of the results is significant in the sense of understanding the individual motivations and of, in the context of the formation, to create possibilities to promote the personal and institutional well-being.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação - Aprendizagem e Desenvolvimento no Adulto e no Idoso), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000543667
http://hdl.handle.net/10451/802
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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