Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8036
Título: Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
Autor: Vieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-
Orientador: Mesquita, Mônica
Palavras-chave: Educação intercultural
Pedagogia crítica
Ética
Etnografia
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este estudo foi realizado no âmbito de uma ação de voluntariado na área educacional com a duração de onze meses, no bairro do Chirangano na cidade de Quelimane, capital da Província da Zambézia em Moçambique. Aqui, ao descortinar-se uma realidade repleta de problemáticas relativas à educação, a especificidades do género e à crescente pobreza urbana, desenvolveram-se, no âmbito do método de alfabetização de Paulo Freire, “Círculos de Cultura”, com o intuito de refletir sobre a conduta de um grupo de jovens mulheres “atxuabo”.Os “Círculos de Cultura” concretizam-se em oito encontros, focados em temáticas envolvidas na realidade social, cultural e política das jovens mulheres e desenvolvem-se através do estabelecimento de uma relação dialógica, de autoconhecimento e de reflexão numa tentativa de se construir uma práxis libertadora e democrática, onde juntos, o educador e o educando, participem no desabrochar de novos horizontes destas jovens mulheres, condicionadas pelas desigualdades sociais, económicas e no acesso a oportunidades de educação e emprego. Neste contexto foi utilizada a etnografia crítica como método de investigação que permite, para além da descrição do meio envolvente, deslindar sistemas de opressão, conflito e poder, revelando situações de discriminação, injustiça e desigualdade em que se encontra o grupo em estudo. Pela mão de Paulo Freire e Leonardo Boff aborda-se de uma forma holística, o valor da vida humana que se traduz numa nova leitura do mundo, emergindo assim a “conscientização” (pensamento crítico) e uma ética universal cimentada no amor, na esperança, no respeito, na humildade do diálogo tendo em consideração as diferenças culturais entre os intervenientes no processo.
This work was developed under an educational volunteering action during eleven months in the neighborhood Chirangano, in Quelimane, the capital town of the Zambezia province of Mozambique. Here, the reality fulfilled with problematic questions regarding education, gender specificities and growing urban poverty, provided the development of “Cultural Circles" under the literacy method of Paulo Freire, aiming at thinking over the behavior of a group of local “atxuabo” young women. The “Cultural Circles” were developed in eight meetings focused in themes related to social, cultural and political environment of the young women, based on the establishment of a dialogical relationship, on the self recognition and reflection aiming at a democratic and liberator praxis in which and together the trainer and the trainee could participate in the flourishing of new horizons for those young women so far conditioned by social, cultural, economical inequalities similarly to the access to education and employment. The critical ethnography was used as the study methodology which allows the description of surrounding conditions and the unraveling the oppression systems, struggle for power, discrimination, injustice and inequality over the group of young women under study. Under the umbrella of Paulo Freire and Leonardo Boff the value of human life is holistically approached allowing a new interpretation of the world, from which the awareness (critical thought) and universal ethics emerge, based on love sharing and hope, mutual respect and humble dialogue taking in consideration cultural differences among individuals in the process.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8036
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