Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/805

Título: Concepções e práticas de avaliação no ensino superior : um estudo de caso
Autor: Clérigo, Anália Maria de Matos, 1962-
Orientador: Peralta, Maria Helena, 1947-
Palavras-chave: Pedagogia do ensino superior
Avaliação das aprendizagens
Tecnologias da saúde
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: O presente estudo tem como tematica a avaliacao das aprendizagens e como objecto de estudo as concepcoes e praticas de avaliacao dos professores do Curso Superior de Cardiopneumologia. Respondendo ao desejo de contribuirmos para o diagnostico das concepcoes mais prevalecentes nos professores deste curso sobre avaliacao das aprendizagens e tendo o estudo como finalidade ultima a busca de um novo saber e fazer docente, antecipando inovacoes nas praticas avaliativas dos professores no ensino das tecnologias da saude, esta investigacao tem como objectivo procurar compreender, através das concepcoes destes professores, como sao avaliadas as aprendizagens dos seus alunos. Assim enunciam-se para este estudo as seguintes questoes de investigacao: 1) Que concepcoes sobre avaliacao das aprendizagens revelam professores e alunos do Curso de Cardiopneumologia? 2) Como avaliam os professores do Curso de Cardiopneumologia as aprendizagens dos seus alunos? 3) Que opiniao tem os alunos sobre as praticas de avaliacao usadas pelos seus professores? 4) Qual o papel que professores e alunos atribuem aos normativos institucionalizados? 5) Que mudancas sao sugeridas por professores e alunos para melhorar as praticas de avaliacao das aprendizagens? A metodologia seguida para encontrar as respostas as questoes formuladas e de natureza qualitativa, seguindo a estrategia de estudo de caso, centrado em seis professores e sete alunos do Curso Superior de Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologia da Saude de Lisboa. Para a recolha de dados usamos a entrevista semi-directiva, a professores e alunos e a analise dos instrumentos de avaliacao utilizados. Dos dados obtidos resultam algumas evidencias, das quais destacamos como mais significativas as seguintes: os professores e os alunos participantes tem uma concepcao de avaliacao das aprendizagens coerente com o referente normativo que as enquadra a que, no entanto, os professores aderem negativamente, contrariamente aos alunos; esta concepcao de avaliacao esta fortemente associada a nota, a classificacao final, a comparacao de alunos; a maioria dos professores pratica uma avaliacao tradicional, basicamente utilizando testes escritos; os professores pretendem com a avaliacao, prioritariamente, verificar que conhecimentos foram adquiridos pelos alunos, discriminar os diferentes graus de consecucao, por parte dos alunos, dos objectivos que foram estabelecidos como sendo os que e necessario atingir e, hierarquizar, seleccionar e certificar. E, por fim, que os principais responsaveis por esta avaliacao sao os professores. Quanto as mudancas sugeridas por professores e alunos, para a melhoria das praticas de avaliacao, estas situam-se maioritariamente ao nivel da regulamentacao da avaliacao. Os professores sugerem ainda para a melhoria das suas praticas um investimento maior da instituicao na formacao inicial e continua dos seus profissionais.
The theme of this paper is the evaluation of learning and it has the concepts and practices of the teachers at the Higher Education Cardio-pneumology Course as the main object of study. We hope to contribute to the diagnosis of the most predominating concepts about the evaluation of learning of those teachers. The final purpose of this paper is the quest of new practices and knowledge of the teachers, anticipating innovation in their practices of evaluation in the teaching of health technologies. Trying to understand, through the concepts of those teachers, how their students' learning is evaluated is the objective of this research. In this study, the following research questions were stated: 1) What concepts of the evaluation of learning do teachers and students of this course reveal? 2) How do the teachers of this course evaluate their students' learning? 3) What is the opinion of the students about the evaluation practised by their teachers? 4) What is the role that teachers and students attribute to the official regulation? 5) What are the changes suggested by teachers and students in order to improve the practices of the evaluation of learning? The developed methodology to find answers to those questions was the methodology of qualitative nature, following the strategy of the case study, based on six teachers and seven students of the Higher Education Cardio pneumology Course, at the Health Technology College in Lisbon. We used the semi-directive interview, to teachers and students, and the analysis of the applied evaluation instruments in order to collect data. After collecting data, some evidence was the result, being the following the most meaningful for us: the participating teachers and students have a concept of the evaluation of learning consistent with the normative reference which frames it, however, the referred teachers adhere to it negatively, in opposition to the students; this concept of evaluation is strongly associated with the mark, with the final classification and with the comparison of students; most teachers evaluate students in the traditional way, basically by applying written tests; through evaluation, teachers want mainly to check their students' knowledge, to discriminate the different levels of their accomplishment of the established objectives, as they are the goal to achieve and to hierarchize , to select and to certify. Finally, teachers want to be the main responsible people for this evaluation. Regarding the suggested changes made by the teachers and the students in order to improve the practices of evaluation, most of those changes are at the level of the regulation of evaluation. Teachers also suggested that there should be a greater investment of the institution in initial and continuous formation of their professionals, as another way of improving their practices.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000540478
http://hdl.handle.net/10451/805
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
16722_Mestrado_2008_Analia_Matos_Clerigo_word.pdf3,06 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia