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Título: O efeito moderador da rede social na relação entre a auto-eficácia empreendedora e a intenção empreendedora
Autor: Braga, Nuno Filipe Gaspar de Oliveira
Orientador: Curral, Luís, 1963-
Palavras-chave: Empreendedorismo
Auto-eficácia
Rede social
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O estudo do empreendedorismo pode ser desenvolvido de várias formas, nomeadamente, através da análise da variável intenção empreendedora, uma vez que, esta prediz o comportamento empreendedor. A rede social é apontada como uma variável bastante importante no desenvolvimento de actividades empreendedoras. Desta forma, a presente investigação pretende explorar o papel desta variável, enquanto moderadora da relação entre as variáveis auto-eficácia empreendedora e intenção empreendedora. Neste estudo foi aplicado um questionário a uma amostra de 180 sujeitos. Os resultados obtidos demonstraram que existe uma relação positiva entre auto-eficácia empreendedora e intenção empreendedora, assim como, uma relação não significativa entre rede social e intenção empreendedora. Através de uma análise de regressão, foi possível verificar que a rede social modera a relação entre a auto-eficácia empreendedora e a intenção empreendedora, de tal forma que a relação entre auto- -eficácia empreendedora e intenção empreendedora é mais forte quando a rede social é baixa do que quando a rede social é alta.
The study of entrepreneurship can be developed in several ways, including through the entrepreneurial intention variable analysis, because it predicts entrepreneurial behavior. Social network is seen as a very important variable in the development of entrepreneurial activities. Therefore, this research aims to explore the role of this variable, while moderating the relationship between entrepreneurial self- -efficacy and entrepreneurial intention variables. In this study a questionnaire was administered to a sample of 180 subjects. The results obtained showed that there is a positive relationship between entrepreneurial self-efficacy and entrepreneurial intentention, as well as a non significant relationship between social network and entrepreneurial intention. Through a regression analysis, was possible to verify that the social network moderates the relationship between entrepreneurial self-efficacy and entrepreneurial intention, so that the relationship between entrepreneurial self-efficacy and entrepreneurial intention is stronger when the social network is low than when the social network is high.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8055
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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