Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8059
Título: Avaliação do processo de implementação de um programa de promoção de competências sócio-emocionais na transição do pré-escolar para o 1º ano de escolaridade
Autor: Campino, Sílvia Isabel Pires
Orientador: Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Palavras-chave: Avaliação de programas
Competências sociais
Promoção de competências
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A temática desta dissertação incide na avaliação de programas, focalizando-se na avaliação formativa e de processo de um programa de promoção de competências sócio – emocionais, construído com base na perspetiva da Social and Emotional Learning (SEL) e aplicado a crianças do pré escolar na transição para o 1º ciclo do básico. A avaliação baseou-se na recolha e análise de conteúdo de registos realizados ao longo das sessões, incidindo sobre aspetos observados que se mostraram obstáculos à sua implementação, com o objetivo de contribuir para aperfeiçoar a implementação do programa e melhorar a sua eficácia. Desta análise resultou um sistema de categorias e o cálculo das respetivas frequências, possibilitando destacar: os obstáculos à qualidade e fidelidade da implementação mais frequentes nas várias sessões; as dificuldades mais frequentes dos alunos na realização adequada das tarefas propostas nas diversas sessões; e por último os comportamentos disruptivos mais frequentes ao longo das sessões Os resultados foram discutidos à luz dos objetivos de investigação visados e contribuíram com algumas pistas para, no futuro, se melhorar a eficácia do programa
This dissertation addresses the thematic of program evaluation, and focus mainly the formative and process evaluation of a program of social-emotional competences promotion based on the Social and Emotional Learning (SEL) perspective. Evaluation was based on the content analysis of the records done throughout the program sessions, about the aspects observed that seemed to be obstacles to the program implementation, with the aim to contributing to the improvement of the program implementation, and therefore to its efficacy. This analysis resulted in a system of categories and in the calculation of their frequencies, which enabled to highlight: the obstacles to the quality and fidelity of implementation more frequent in the sessions; the most frequent difficulties showed by the students in performing adequately the tasks proposed throughout the sessions; and also, the most frequent disruptive behaviors of students throughout the sessions. Results were discussed, having in mind the targets of the investigation pursued, and contributed with some clues to the future , improvement of the program efficacy.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8059
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043071_tm.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.