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Título: Relações de poder entre o Conselho Pedagógico e o Conselho Executivo : estudo de caso num agrupamento vertical de escolas
Autor: Alves, Rita de Fátima Rodrigues Pereira, 1961-
Orientador: Ferreira, Henrique da Costa, 1952-
Palavras-chave: Administração educacional
Sistema educativo
Agrupamento de escolas
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: Nesta investigação foi analisada a relação de poderes entre o Conselho pedagógico e o Conselho Executivo num Agrupamento Vertical de Escolas. Desenvolvemos um quadro conceptual consentâneo com a problemática do poder nas organizações em geral e, em particular, nas organizações educativas. Também procurámos investigar as lógicas e representações dos actores procurando compreender os comportamentos e acções face às diversas formas de regular. Este quadro conceptual foi desenvolvido tendo como referência o modelo micro-politico por nos parecer o mais adequado à temática em estudo. Começámos por reflectir as políticas educativas portuguesas desde o 25 de Abril até à actualidade. Debruçámo-nos essencialmente nos aspectos relativos à administração escolar. Assim destacámos as diferentes alterações no que diz respeito à constituição e competências dos dois órgãos de gestão em estudo através dos vários decretos-lei publicados. Na parte final do trabalho, foi construído um quadro empírico sobre a mesma temática e para o qual se recorreu às práticas e representações dos diferentes actores pertencentes ao agrupamento em estudo. Nesta investigação empírica foi analisada fundamentalmente o funcionamento do Conselho Pedagógico e do Conselho Executivo ao nível da tomada de decisões e da interacção entre os dois órgãos.
In this research it was analyzed the relationship of power between the Pedagogical Council and the Executive Council of Vertical Schools. We have developed a conceptual framework consentaneous with the problem of power in organizations in general and, in particular, in the educations organizations. We also tried to investigate the logics and representations of the actors trying to understand the behaviours and actions towards the various of regulating. This conceptual framework was developed taking the micro-political model because I our opinion it this the most appropriate to theme in study.We started to reflect the Portuguese education policies since April 25th until now. We focused mainly on aspects of school administration. o we highlighted the different changes with regard to the constitution and skills of the two boards of management under study by various decree-law published. t the end of the work, it was built an empirical framework on the same theme, for which it appealed to the practices, representations of the different actors to the grouping of Vertical Schools under study. In this empirical research it was analyzed mainly the functioning of the Pedagogical Council and the Executive at the level of decision-making and interaction between the two boards.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/806
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