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Título: Projeto "Leitura a par" : envolvimento parental na promoção da fluência de leitura oral em alunos do 2.º ano do 1.º ciclo
Autor: Semedo, Zuleica Marlene Tavares
Orientador: Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Palavras-chave: Envolvimento parental - escola
Leitura - aprendizagem
Ensino básico - Portugal
Leitura oral
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: No contexto educativo Português nos últimos anos tem-se verificado um aumento substancial de casos de alunos sinalizados com dificuldades na aprendizagem da leitura. O 1.º Ciclo do Ensino Básico constitui a população escolar com maior incidência dessas dificuldades, daí a necessidade de intervir no sentido de trabalhar a fluência da leitura oral nesses alunos. O presente estudo consistiu na implementação do Projeto “Leitura a Par”, com o objetivo de avaliar o efeito do envolvimento parental na promoção da fluência em alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo. Realizou-se um estudo quasi-experimental, onde participaram 19 alunos do 2.º ano de um Agrupamento de Escolas situado num dos concelhos limítrofes de Lisboa, dos quais 8 estiveram envolvidos no Projeto “Leitura a Par” durante a fase de intervenção. A velocidade e a precisão leitoras foram as variáveis de fluência da leitura oral avaliadas, através de adoção do procedimento de avaliação com base no currículo. Os resultados revelam uma melhoria na fluência da leitura oral dos participantes do grupo experimental, com significância estatística na variável velocidade leitora. Sugerem ainda, efeitos positivos do envolvimento parental na promoção da fluência de leitura oral. Relativamente à correlação entre os resultados, verificou-se uma correlação positiva entre a Prova de Leitura de Rebelo, a Prova de Reconhecimento de Palavras – PRP, e a velocidade leitora respetivamente.
During the last few years, the number of students in the Portuguese educational context which are flagged as having learning difficulties to read has been clearly increasing. The Elementary School has the biggest number of flagged students, which is why there is a need of intervening with this population, to work its on oral reading fluency. The aim of this study is the implementation of the “Reading Together” Project, with the goal of assessing the effect of parental engagement on the fluency promotion among elementary school students. The participants of this quasi-experimental study were 19 Elementary School students (second grade), from a school placed in a peripheral municipality in Lisbon, and 8 of them were involved in “Reading Together” Project’s intervention phase. The reading speed and accuracy were the fluency variables analyzed, through an assessment procedure based on the curriculum. The results show an improvement on the experimental group oral reading fluency, was statistically significance for the reading speed variable. They also suggest that parental involvement has a positive effect on promoting oral reading fluency. Regarding the correlation between the assessment instruments, it is shown that there is a positive correlation between “Prova de Leitura de Rebelo”, the Prova de Reconhecimento de Palavras and reading speed respectively.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8060
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