Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8063
Título: Estudo do comportamento alimentar, preferências alimentares e neofobia alimentar em crianças pré-escolares e da eficácia de um programa de promoção de comportamentos alimentares saudáveis em contexto escolar : um estudo exploratório
Autor: Viveiros, Clara Cristina Oliveira
Orientador: Barros, Maria Luísa, 1957-
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Preferências alimentares
Crianças em idade pré-escolar
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo teve como objectivo explorar os determinantes psicológicos dos comportamentos alimentares saudáveis na idade pré-escolar. Numa primeira parte foi feita a caracterização de um grupo de crianças pré-escolares quanto aos comportamentos alimentares, preferências alimentares e neofobia alimentar e, numa segunda parte foi avaliada a eficácia de um programa de promoção de hábitos alimentares saudáveis. Para a primeira fase do estudo a amostra foi constituída por 144 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e respectivos responsáveis. Na segunda fase a amostra foi constituída por 44 sujeitos distribuídos por 3 grupos (intervenção completa, intervenção mínima e controlo). Foi solicitado aos adultos responsáveis pelas crianças que respondessem a diversos questionários (Questionário sobre Dados Sócio-Demográficos, Escala de Neofobia Alimentar em Crianças, Questionário sobre Hábitos Alimentares Infantis) e às crianças que respondessem a uma medida de preferências alimentares. Os resultados demonstraram que as crianças tendem a ter hábitos e preferências alimentares razoáveis e que um grupo considerável apresenta respostas neofóbicas. Foram encontradas associações entre as medidas de hábitos alimentares e preferências alimentares e, hábitos alimentares e neofobia, contudo não se verificou a existência de associação entre a medida de preferências alimentares e a neofobia alimentar. A implementação do programa de promoção de hábitos alimentares saudáveis demonstrou ter efeitos positivos em todas as dimensões estudadas, contudo as melhorias verificadas nem sempre foram estatísticamente significativas. Estes resultados poderão constituir linhas de base para investigações futuras, sendo também encorajadores para a continuação da implementação do programa avaliado.
The present study aimed to explore the psychological determinants of healthy eating behaviors in preschool. In the first part a group of preschool children was characterized regarding eating behaviors, food preferences and food neophobia and, in a second part, the efficacy of a program to promote healthy eating habits was evaluated. For the first phase of the study, the sample consisted of 144 children, aged 3 to 6 years and their guardians. In the second phase, the sample consisted of 44 subjects spread across 3 groups (complete intervention, minimal intervention and control). It was requested to adult responsible for the children to answer several questionnaires (Questionnaire Socio-Demographic, food Neophobia Scale for Children, Children's Eating Habits Questionnaire) and children to answer a measure of food preferences. The results showed that children tend to have proper eating habits and preferences and that a considerable group provides neophobic responses. Associations were found between measures of eating habits and food preferences and eating habits and food neophobia, however there was no association between the measure of food preferences and food neophobia. The implementation of the program to promote healthy eating habits shown to have positive effects in all dimensions studied, but the improvements were not always statistically significant. These results could provide baselines for future investigations and are also encouraging for the further implementation of the program evaluated.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8063
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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