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Título: Abordagens à aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem na "história" de alunos de 9º ano de escolaridade
Autor: Pereira, Honorina Maria Pedro
Orientador: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Palavras-chave: Alunos do ensino básico
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Face à perene preocupação com o desempenho escolar, este estudo tem por objetivo compreender os processos de aprendizagem de alunos do ensino básico, subjacentes ao seu rendimento académico. Nesse sentido, e utilizando o Inventário de Processos de Estudo (IPE) e o Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem (IPAA), pretendemos verificar as abordagens à aprendizagem e os processos auto-regulatórios utilizados pelos alunos, com base no quadro teórico das perspectivas SAL (Student Approaches to Learning) e SRL (Self-Regulated Learning). O estudo incide numa amostra de 137 alunos de 9º ano, de um Agrupamento de Escolas específico, visando observar a relação entre abordagens e auto-regulação da aprendizagem e a sua associação com rendimento escolar dos alunos na disciplina de História, o género, o número de retenções e as habilitações académicas dos progenitores. Os resultados encontrados revelam existência de uma relação estatisticamente significativa entre os dois constructos, associada ao desempenho escolar dos alunos. Visando percursos escolares de sucesso em torno da aprendizagem académica, considera-se a pertinência da apropriação de competências, por parte dos estudantes, que promovam a abordagem profunda ao estudo e a auto-regulação deste, com a recorrente adopção de estratégias promotoras de sólidas e efetivas aprendizagens.
Due to the persistent concern with school performance, this study aims to understand the learning processes of students of middle school education, underlying their academic performance. Therefore, and using the Inventário de Processos de Estudo (IPE) and the Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem (IPAA), we intend to check the approaches to learning and the self-regulated processes used by learners, based on the theoretical framework of SAL (Student Approaches to Learning) and SRL (Self-Regulated Learning). The study focuses on a sample of 137 students of the 9th grade, of a specific group of schools, aiming to observe the relationship between approaches and self-regulated learning and their association with academic achievement of students in the subject of History, the gender, the number of retentions and the academic qualifications of the parents. The results reveal the existence of a statistically significant relationship between the two constructs, associated to the school performance of the students. Aiming at successful school pathways around the academic learning, we consider the pertinent appropriation of skills, on the part of students, that promote a deep approach to the study and its self-regulation, with the recurrent adoption of solid and effective strategies that promote learning.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8073
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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