Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8074
Título: Responsabilidade social : estudo com uma amostra de colaboradores do sector de retalho
Autor: Figueiredo, Ana Catarina Antunes
Orientador: Lima, Rosário, 1959-
Palavras-chave: Responsabilidade social
Ética empresarial
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Actualmente, torna-se fundamental que as empresas conjuguem os seus objectivos financeiros e económicos às questões relacionadas com a cidadania, ética nos negócios e preservação do meio ambiente, e que reconheçam o valor da sua responsabilidade social de modo a fazer face aos constantes desafios com que são confrontadas e mantendo uma “imagem positiva” junto dos seus stakeholders. A presente investigação incide sobre o estudo da Responsabilidade Social, mais especificamente sobre a relação entre as Percepções de Responsabilidade Social (dimensões económica, legal, ética, discricionária para com os colaboradores e discricionária para com a comunidade) e as variáveis idade, sexo e antiguidade dos colaboradores. Para medir a variável em estudo foi utilizada a Escala de Cidadania Empresarial, que foi aplicada a uma amostra de 106 colaboradores de uma empresa do sector de retalho. Os resultados obtidos corroboram parcialmente a relação entre algumas dimensões da Responsabilidade Social e as variáveis sexo e idade dos colaboradores. No final, tecem-se algumas considerações para futuras propostas de investigação e limitações do presente estudo.
Currently, it becomes fundamental that enterprises combine their financial and economic objectives with the questions related to citizenship, business ethics and environmental preservation, and that they recognize the value of their Corporate Social Responsibility in order to deal with the constant challenges confronting them and maintaining a “positive image” with is Stakeholders. The present investigation focuses on the study of Corporate Social Responsibility, specifically on the relation between Perceptions of Social Responsibility (economic, legal, ethic and discretionary towards employees and discretionary towards the community dimensions) and age, sex and seniority variables of the employees. To measure the variables under study, the Corporate Citizenship Scale was used, being applied to an 106 employees sample from a retail sector company. The final results partially support the relation between some Social Responsibility dimensions and the variables sex and age of the employees. At the end, some considerations about future investigation proposals and limitations of this study are stated.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8074
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