Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8076
Título: As emoções ao compasso da música : um olhar sobre a influência da música na resposta emocional
Autor: Simões, Ana Rita Chichorro
Orientador: Afonso, Maria João, 1959-
Palavras-chave: Emoções
Música - (aspectos psicológicos)
Expressividade emocional
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presente investigação tem por base a exploração da importância da música como potencial desencadeador da expressão emocional em contexto psicoterapêutico, e parte do facto de a música constituir uma estrutura que evoca emoções, pelo desenvolvimento de padrões acústicos com significado emocional. Partindo de referências teóricas, a investigação pretende demonstrar que a música influência a resposta emocional, através da audição de três excertos musicais, previamente estudados. As variáveis dependentes em estudo são 1) a indução emocional; 2) a expressividade emocional; 3) a componente de sentimento subjetivo; 4) a avaliação cognitiva e a tendência de ação. Através da análise qualitativa e quantitativa dos resultados, observou-se numa amostra de 25 alunos de uma academia de dança, com idade compreendida entre 15 e 38 anos de idade, que: 1) as emoções de valência positiva foram induzidas com maior frequência que as emoções de valência negativa; 2) a disposição para expressar emoções diminuiu com a introdução do estímulo musical; 3) os episódios relatados através de narrativas descritivas são maioritariamente memórias; 4) a relação entre o estímulo musical com a tendência de ação e a avaliação cognitiva não foi conclusiva. A investigação apresenta limitações metodológicas, que devem ser ultrapassadas em futuras investigações. Os resultados sobre a relação entre o estímulo musical e a componente do sentimento subjetivo sugerem a possibilidade da utilização da música em contexto terapêutico.
The present research builds on the exploration of music importance as a potential trigger of emotional expression in psychotherapeutically context, and begins from the fact that music constitute a structure that evoke emotions, through development of acoustic patterns with emotional meaning. Starting from theoretical references, the research intends to demonstrate that music influence the emotional response, through the audition of three musical excerpts, previously studied. The dependent variables in study are: 1) emotional induction, 2) emotional expressiveness, 3) component of subjective feeling, 4) cognitive evaluation and the tendency of action. Through the qualitative and quantitative analysis of the results, in a sample of 25 students from a dance academy, with ages from 15 to 38 years old, was observed that: 1) the positive valence emotions were induced more frequently than the negative valence emotions; 2) the disposal to express emotions decreases with the introduction of musical stimulus; 3) the episodes reported by descriptive narratives are mainly memories; 4) the relationship between musical stimulus with tendency of action and cognitive evaluation were not conclusive. The research presents methodological limitations that must be improved in future research. The results about the relationship between, the musical stimulus, and the subjective feeling component, suggest the possibility of music use in therapeutic context.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8076
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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