Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8098
Título: Multimédia como recurso didático no ensino da biologia : reflexão sobre a prática na sala de aula
Autor: Dias, Carla Manuela de Pacífico Cardoso David, 1972-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Ensino da biologia
Multimédia
Práticas educativas
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso à multimédia, no processo de ensino-aprendizagem das ciências configura-se como promissora de novos ambientes, novas formas de ensinar, aprender e pensar. Os recursos que permitem a visualização de animações representam ferramentas interessantes em educação em ciência, nomeadamente em Biologia que tem de decorrer de forma apelativa, que estimule a curiosidade, o interesse e o espírito crítico dos alunos e simultaneamente promova uma aprendizagem significativa dos fenómenos e processos biológicos. Neste contexto enunciou-se o seguinte problema de estudo: como explorar a visualização de animações na promoção de aprendizagens em Biologia? Este problema operacionalizou-se segundo os seguintes objetivos: (i) elaborar situações de aprendizagem em Biologia com recurso a animações na web 2.0 exploradas segundo diferentes estratégias decorrentes de modelos atuais de ensino das ciências; (ii) aplicar as situações de aprendizagem criadas em aulas de Biologia; (iii) identificar/descrever as perceções dos alunos relativamente às situações de aprendizagem criadas; (iv) identificar/descrever as aprendizagens ocorridas durante o período de realização das situações de aprendizagem; (v) identificar/descrever as possibilidades e dificuldades sentidas pelos alunos e pelo professor. O estudo decorreu numa cooperativa de ensino, com 3º ciclo e secundário, localizada no concelho de Alcobaça, e envolveu alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade (n=25), do curso Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: mapas de conceitos, guiões de exploração, questionário de opinião, ficha de avaliação. Os trabalhos realizados pelos alunos (maquetes) foram também uma fonte de dados. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que a utilização de animações nas aulas de Biologia influencia de modo positivo a dinâmica das aulas e facilita a compreensão de conceitos mais difíceis. Esta experiência permitiu também promover a autonomia da aprendizagem criando hábitos de trabalho de grupo, partilha de ideias e construção conjunta de novos conhecimentos.
The integration of the Information and Communication Technologies, using multimedia in the teaching-learning process of the sciences, is envisaged as promising of new environments, new ways of teaching, learning and thinking. The resources that allow the visualization of animations, represent interesting tools in education in science, namely in Biology that has to take place in an appellative way, able to stimulate the curiosity, the interest and the critical spirit of the students and simultaneously being able to promote a significant learning of the biological phenomena and processes. In this context is set out the following study problem: how to explore the visualization of animations to promote learning in biology? This problem has an operationalization according to the following goals: (i) elaborate situations of learning in Biology using animations in the web 2.0 explored according to different strategies resulting from the actual models of teaching sciences; (ii) apply the learning situations created in the biology classes; (iii) identify/ describe the students perceptions in what concerns the created learning situations; (iv) identify/ describe the learning that occur during the period of the performance of the learning situations; (v) identify/ describe the possibilities and difficulties felt by the students and the by teacher. The study was developed in an educational cooperative having 3rd cycle and secondary education located in the municipality of Alcobaça and involved students of a class of the 11th grade (n=25) of the Scientific Course – Humanistic of Sciences and Technologies. To the collection of data were developed the following instruments: concept maps, exploitation scripts, opinion quizzes, evaluation sheets. The works developed by the students (models) were also a data source. The analysis of the obtained data allowed concluding that the utilization of animations in the Biology classes influences in a positive way the dynamic of the class and ease up the comprehension of harder concepts. This experience allowed also promoting the learning autonomy creating group working habits, the sharing of ideas and joint accomplishment of new knowledge.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8098
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