Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8103
Título: A aprendizagem de sistemas de duas equações a duas incógnitas no 8.º ano de escolaridade
Autor: Dias, Rosa Maria de Oliveira Ferreira Pedro, 1962-
Orientador: Ponte, João Pedro da, 1953-
Palavras-chave: Equações
Tarefas escolares
Didáctica da matemática
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho apresenta um relatório de uma unidade de ensino sobre a resolução de sistemas de equações que procura estudar a relação entre a abordagem utilizada na sala de aula e a aprendizagem realizada pelos alunos. Visa ainda perceber até que ponto a compreensão da noção de equação e as possíveis dificuldades na manipulação algébrica, nomeadamente na simplificação de expressões algébricas, condicionam a compreensão formal da noção de sistema de equações. A metodologia utilizada consistiu na lecionação dos sistemas de equações do 1.º grau a duas incógnitas a uma turma do 8.º ano de escolaridade utilizando uma estratégia de ensino-aprendizagem de cunho exploratório através da aplicação de um conjunto diversificado de tarefas e valorizando as discussões coletivas. A análise de dados deu especial atenção às produções escritas de todos os alunos da turma, bem como aos momentos de discussão. Além disso, foi recolhido material vídeo e áudio e documental que foi igualmente analisado e mobilizado para a construção deste relatório. Os resultados confirmam que a já prevista dificuldade na manipulação algébrica constitui um forte fator de insucesso de aprendizagem dos sistemas de equações. Contudo, essa dificuldade não pareceu afetar a compreensão da noção de sistemas de equações. Os alunos, para além de mostrarem compreender a necessidade de encontrarem um par ordenado para satisfazer a conjunção de duas equações, mostraram ainda compreender a interpretação gráfica de sistemas de equações, bem como a importância de aprender como criar sistemas de equações para resolver problemas. Algumas destas estratégias foram encontradas pelos alunos com o auxílio do Geogebra e permitem identificar um claro progresso na sua aprendizagem e uma fácil adaptação à utilização deste software. O papel das tecnologias na aprendizagem deverá mesmo ser objeto de estudo e desenvolvimento futuro.
The present work presents a report of a teaching unit about the study of the solution of systems of equations that seeks to study the relationship between the approach used in the classroom and students’ learning. It also seeks to know how far the understanding of the notion of equation and the possible difficulties in algebraic manipulation, particularly in simplifying algebraic expressions, conditions the understanding of conceptual formal system of equations. The methodology used consisted in teaching systems of first degree equations with two unknowns to a class of grade 8 students using an exploratory teaching strategy using a diversity of tasks. Data analysis gave especial attention to the written productions of all students in the class as well as to collective discussions. In addition, video and audio records and other documental data was also analyzed and mobilized for the construction of this report. The results confirm that the already anticipated difficulty in algebraic manipulation is a strong factor of failure in learning systems of equations. However, this difficulty did not seem to affect the understanding of the notion of systems of equations. The students not only seem to understand the need of finding an ordered pair to solve two equations simultaneously, but also understood the graphic interpretation of systems of equations as well as the importance of learning how to create them to solve problems. Some of these strategies were established by the students with the support of Geogebra and allow the identification of a global progress in student learning and also an easy adaptation to the use of this software. The role of technology in learning process must be object of further studies.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8103
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