Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8107
Título: Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
Autor: Almeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de
Orientador: Carvalho, Carolina, 1960-
Palavras-chave: Educação para a cidadania - Portugal
Ensino da matemática
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho tem por objectivo último revelar como o ensino e aprendizagem da Matemática pode contribuir para a promoção da construção da cidadania. Este ensino deve proporcionar aos alunos capacidades para interpretar, analisar e criticar situações em contexto real. A prática de tarefas nas quais os alunos desenvolvem e evidenciam os conceitos de cidadania permite-lhes tomar consciência e desenvolver atitudes cívicas tornando-os cidadãos mais participativos. Neste sentido, para a concretização deste trabalho, foi proposto aos alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade de uma escola nos arredores de Lisboa a realização de uma tarefa com conteúdos da disciplina de Matemática, na área da estatística. Concretamente a questão das probabilidades, relacionando-as com questões de construção da cidadania. Na tarefa os alunos discutiram a probabilidade de sucesso num teste onde existiam tempos para a realização do mesmo diferentes. O principal resultado revela como os argumentos utilizados pelos alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos presentes na tarefa, o que nos leva a concluir da necessidade de pensar e construir tarefas matemáticas onde a ligação a temas de cidadania estejam presentes. Mostrou-se, por um lado, como a Cidadania no contexto escolar de uma disciplina e numa tarefa pode desenvolver a capacidade participativa e crítica dos alunos e a transversalidade disciplinar das questões de Cidadania, e por outro, realçar a utilização da Matemática na vida quotidiana dos alunos focando a sua existência por vezes de forma mais explícita outras vezes de forma mais subtil.
This work aims to reveal how the latest teaching and learning of mathematics can contribute to the promotion of the construction of citizenship. This education should provide students with skills to interpret, analyze and criticize situations in real context. The practice of tasks in which students develop and demonstrate the concepts of citizenship allows them to realize and develop civic attitudes making them more participatory citizens. In this sense, for the realization of this work was offered to the students of two classes of 9th grade from a school near Lisbon performing a task with contents of Mathematics, in statistics. Specifically the question of probabilities, relating them to issues of citizenship construction. In the activity students discussed the probability of success in a test where there were times to achieve the same different. The main result shows how the arguments used by students mobilized the mathematical contents present in the task, which leads us to conclude the need to think and construct mathematical tasks where the connection to issues of citizenship are present. It has been shown, on the one hand, as the Citizenship in the context of school discipline and a task can develop the ability participatory and critical student disciplinary issues and mainstreaming of Citizenship, and secondly, to highlight the use of mathematics in everyday life of students focusing their existence sometimes more explicitly sometimes more subtly.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8107
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