Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8108
Título: Avaliação externa das escolas em Portugal e das escolas europeias : uma perspetiva comparativa
Autor: Lemos, Diana Patrícia Blanco, 1989-
Orientador: Costa, Estela
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Avaliação externa
Avaliação das escolas
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório de estágio aborda a temática da avaliação das organizações escolares numa perspetiva comparativa que tem em conta o contexto nacional, com a Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o contexto internacional, através da avaliação realizada nas Escolas Europeias (EE). A investigação assenta no trabalho desenvolvido pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência, tendo em conta a sua intervenção direta nos dois modelos em análise. A metodologia seguida, na área da investigação naturalista, tem como suporte a pesquisa arquivística, na análise da documentação teórica referente aos dois modelos em comparação, bem como a realização de uma entrevista semiestruturada e respetiva análise de conteúdo. A comparação dos dois modelos de avaliação é planeada através de um conjunto de categorias estabelecidas previamente: duração do ciclo de avaliação; comunicação às escolas; questionários: de satisfação e de avaliação do processo; equipa de avaliação; duração da visita; recursos; documentação solicitada à escola; programa da visita; metodologia da visita; metodologia de realização da entrevista; entrevistados; duração da entrevista; estrutura do relatório; redação do relatório; limite de páginas do relatório; escala de avaliação; áreas/domínios avaliados; feedback da avaliação; questionário de avaliação; ação da escola após a avaliação; periodicidade da avaliação.
This internship report addresses the issue of evaluation of school organizations in a comparative perspective that takes into account the national context, with the External Evaluation of Schools (AEE) and the international context, through the evaluation in the European Schools (EE). The research is based on the work carried out by the General Inspection of Education and Science, regarding its direct intervention in both models. The methodology, in the naturalistic research area, is based on archival research, in the analysis of documents concerning the two models, as well as the holding of a semi structured interview and content analysis. The comparison of both evaluation models is planed through a set of pre-established categories: length of the evaluation cycle; communication to the schools; questionnaires of satisfaction and evaluation of the process; evaluation team, visit duration; resources; documentation requested the school; visiting program; methodology for the visit; interviewing methodology, respondents, interview duration; report structure; report writing; report page limit; rating scale; areas / domains of evaluation; feedback evaluation; evaluation questionnaire; the action of school after the evaluation; evaluation periodicity.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8108
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