Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8110
Título: A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
Autor: joão, Joana Filipa dos Santos, 1989-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Educação pela arte
Mediação cultural
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Neste relatório é abordada uma experiência de estágio no Serviço Educativo da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, relatando todo o trabalho que é efetuado, bem como uma descrição das atividades, expectativas e aprendizagens. Neste local, é dada uma importância central ao seu público, pelo que praticamente todo o seu trabalho desenvolve-se em torno dos interesses e das motivações desse mesmo público. O presente texto começa por um enquadramento teórico onde são referidos conceitos que podem ser necessários para a compreensão de uma sociedade cada vez mais exigente e multicultural. São explanadas as conceções da arte e da educação, destacando os conceitos de Educação pela Arte e Educação Artística. É elaborada também uma contextualização sobre a história dos museus, evidenciando o papel dos serviços educativos e, que nos encaminha para a sua relação com as escolas. Problematiza-se a função do museu, do monitor e, ao nível da escola, a atitude do professor, perante uma realidade diferente, em que a sua mera exposição oral relativa à transmissão de conhecimentos é substituída por um cenário onde se privilegia a individualidade e a capacidade artística das crianças. Dá-se particular relevo, num 3º capítulo, a um projeto desenvolvido durante este estágio na Culturgest: Encontro entre Escola e Instituição Cultural – A Importância de Mediar, em que o conceito de mediação cultural surge como ponto central. Nesta questão, está muito presente a relação entre escola e instituição cultural, pois o projeto baseia-se na análise e na investigação do impacto que tem a preparação de visitas e o trabalho com as escolas (antes e durante o contacto com a instituição cultural), na maneira como as crianças entendem e mobilizam conceitos relacionados com a arte contemporânea e com as exposições da Culturgest. Pretende-se também perceber como os professores e as crianças podem ser mediadoras entre as obras de arte e as suas famílias, em visitas por elas guiadas, levando a que o papel da equipa do Serviço Educativo da Culturgest seja de preparação e antecipação de parcerias. A ligação entre estas duas instituições pode ser muito vantajosa e positiva: os centros culturais tornam-se locais dinâmicos de lazer e aprendizagem, e as escolas tornam-se mais recetivas à comunidade, mais abertas ao exterior, assegurando que os centros culturais são locais elementares do sistema educativo, onde é possível ensinar de variadas formas.
In this report is approached a trainee experience in the staff of Educational Service Foundation Culturgest-CGD, reporting all the work is done, as well as a description of the activities, expectations and learning. In this place, is given a central importance to its public, so practically all the work is developed around the interests and motivations of that public. This text begins with a theoretical framework where these are concepts that may be needed for the understanding of a society ever more demanding and multicultural. Are explained concepts about art and education, highlighting the concepts of Education through Art and Arts Education. It is also an elaborate contextualization of the history of museums, showing the role of educational services, and that leads us to its relation with the schools. It problematizes the function of the museum, the monitor but also at the school level, the attitude of the teacher, faced with a different reality, where his mere exposure on oral transmission of knowledge is replaced by a scenario where one focuses on individuality and artistic ability of children. Gives a focus to, on a 3rd chapter, a project developed during this stage in Culturgest: Meeting Between School and Cultural Institution - The Importance of Mediation, in the concept of cultural mediation emerges as a central point. This question is very present the relation between school and cultural institution, because the project is based on the analysis and investigation of the impact it has preparing visits and the job with schools (before and during contact with the cultural institution), in how children understand and mobilize concepts related to contemporary art and exhibitions Culturgest. It is also intended understand how teachers and children may be mediating between artworks and their families, guided tours by them, with the effect that the role of the staff of Educational Service of Culturgest is a work of preparation and anticipation of partnerships. The connection between these two institutions can be very beneficial and positive: the cultural centers become dynamic local of leisure and learning, and schools become more receptive the community, more open to the outside, ensuring that cultural centers are local elementary education system, where it is possible to teach a variety of ways.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
Os anexos encontram-se no CD-ROM apenso ao exemplar em papel.
URI: http://hdl.handle.net/10451/8110
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043059_tm.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.