Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8111
Título: B-learning, os trabalhos de casa e o computador Magalhães no 1º ciclo de escolaridade
Autor: Vieira, Marlene Teresa Costa Fonseca, 1980-
Orientador: Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Palavras-chave: B-learning
Trabalhos de casa
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Com o Plano Tecnológico, as famílias, até ao ano letivo 2010/2011, conseguiram adquirir um computador Magalhães, a custo acessível e para cada elemento de seis anos de idade. Assim, o equipamento proporciona desde cedo a utilização das TIC. O decreto-lei n.º 139/2012 reforça que no primeiro ciclo é importante a articulação entre as áreas disciplinares e as tecnologias de informação e comunicação. Reuniram-se as condições para ser implementado um projeto, onde em sala de aula e em casa os alunos do terceiro ano de escolaridade do ensino básico, conseguissem utilizar o computador Magalhães e respetivo software, de forma complementar e criativa. Essa integração foi visível em todas as áreas disciplinares, no entanto, este Projeto revela especial enfoque à área da Língua Portuguesa, em articulação com as áreas artísticas e as TIC. Com a atividade concluída, o passo seguinte foi a publicação em blogues que, além de promoverem elevada acessibilidade e motivação nos alunos, coloca-se ainda o computador Magalhães ao serviço da rede comunitária, promovendo uma maior visibilidade das atividades dos alunos junto da comunidade escolar. O estudo revelou que esta articulação é enriquecedora, tanto ao nível da criatividade como da expressão escrita.
The Technological Plan, approved in 2007, was the largest program of technological innovation in Portuguese schools. The Technological Plan provided the Portuguese families the opportunity to buy an affordable computer for every six years old child, and to transform the Portuguese schools, preparing the young generations for the knowledge society. This equipment provides an early use of ICT. The Law 139/2012 emphasizes that in the first cycle of studies it is important to infuse the digital technologies in the curriculum. These were the essential conditions to develop a class project, where the pupils creatively used their computers and the software, both in the classroom and at home. This integration was visible in all subject areas; however, this research focuses on the activities developed in Portuguese, Arts and ICT. A blog was used to publish the pupils’ activities and artifacts, providing high accessibility both to parents and the community, which was highly motivating to the pupils. In this paper we describe the successful attempts to develop e-learning in third grade class. The project revealed that articulating the curriculum areas through ICT is rewarding, both in terms of creativity, writing skills and visibility of the students’ and teachers’ activities.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8111
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