Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8113
Título: Dinâmicas educativas para a promoção da interculturalidade com crianças e jovens num projecto local
Autor: Pires, Andreia Catarina Martins, 1988-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Exclusão social - Portugal
Igualdade de oportunidades (Educação)
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A reflexão que fazemos acerca da diversidade cultural e a descentração dos valores da nossa cultura no sentido de olhar a sociedade noutras perspectivas, nomeadamente das minorias, são atitudes indispensáveis, para estruturar intervenções no sentido da realização de níveis crescentes de igualdade de oportunidades e combate à discriminação. Neste sentido, cada vez mais a prática de uma Educação promotora da interculturalidade é encarada como um caminho para responder de forma democrática aos desafios da sociedade actual. O presente relatório desenvolvido no âmbito do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Intercultural, reflecte a experiência vivida no estágio desenvolvido durante oito meses no Projecto Poder (Es)Colher, enquadrado no Programa Escolhas de âmbito nacional. Este programa, dá a primazia ao combate à exclusão social, escolar e digital das crianças, jovens e famílias de contextos vulneráveis onde actua, apoiando-se em medidas de intervenção promotoras do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que a curto, médio e longo prazo possam sustentar uma adequada inserção na sociedade das populações-alvo e contribui para a coesão social da sociedade portuguesa no seu todo. Neste relatório é ainda apresentado o projecto de estágio, intitulado, “Educação Intercultural- Eu e a Diferença”, dando conta das práticas que foram desenvolvidas no projecto local Poder (Es)Colher. O estágio desenvolveu-se em dois contextos distintos, um formal e não formal, com dois grupos, sendo um de jovens e outro de pré-adolescentes. O mesmo, visou proporcionar momentos de partilha e reflexão nos grupos e reforçar com isto, as capacidades de comunicação e a dinâmica grupal, trabalhando e explorando as imagens interiorizadas relativamente a pessoas de culturas, países, ou origem social diferente, e acima de tudo, encorajar as pessoas a actuarem na sociedade com base em valores de igualdade e de aceitação da diferença.
The reflection we do about cultural diversity and decentration values of our culture in the sense of looking at society in other perspectives, especially minorities, attitudes are essential for designing interventions towards the achievement of increasing levels of equality of opportunity and tackling discrimination. In this sense, increasingly practice a promoter of intercultural education is seen as a way to respond to the challenges of democratic society today. This report developed under the second year of the course leading to the degree of Master of Science in Education in the area of specialization in Intercultural Education, reflects on the experience developed during stage eight months in Poder (Es)Colher, framed Programa Escolhas nationwide. This program gives priority to the fight against social exclusion, school and digital children, youth and families in vulnerable contexts in which it operates, relying on intervention measures that promote the development of personal and social skills, which in the short, medium and long term can sustain a proper integration into society of target populations and contributes to the social cohesion of Portuguese society as a whole. This report is also presented the draft stage, titled, “Educação Intercultural- Eu e a Diferença" giving an account of the practices that have been developed on the project Poder (Es)Colher. The stage was developed in two distinct contexts, a formal and non-formal, with two groups, one for youth and another for pre-adolescents. The same, aimed to provide moments of sharing and reflection groups and strengthen with this, communication skills and group dynamics, working and exploring the internalized images to persons from cultures, countries, or different social origin, above all, encourage people to act in society based on values of equality and acceptance of difference.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8113
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