Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8114
Título: Os professores de origem africana a lecionar em Portugal : estudo exploratório
Autor: Simões, Rita Figueira, 1983-
Orientador: Marchand, Helena d'Orey, 1948-
Palavras-chave: Minorias étnicas - Portugal
Professores - Portugal
Africanos - Portugal
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presente dissertação corresponde a um estudo exploratório relativo a professores de origem africana a lecionar em Portugal e foi realizado para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área da Educação Intercultural. O seu objetivo central é estabelecer alguns padrões de características comuns entre os entrevistados tentando traçar o perfil de professores de origem africana a lecionar em Portugal. Foram definidas algumas questões de investigação a partir das quais o trabalho foi orientado. No fundo, pretende-se caracterizar os trajectos, obstáculos, desafios e vivências dos professores de origem africana que lecionam em escolas em Portugal, dar-lhes voz. Foi efetuado em enquadramento teórico incidindo nos aspectos principais focados pelas entrevistas, bem como uma explicitação das opções metodológicas realizadas. A metodologia utilizada consistiu na recolha de dados através de entrevistas semi-diretivas, seguida da sua transcrições e posterior análise de conteúdo qualitativa. Esta análise de conteúdo teve como base a codificação dos dados e posterior segmentação em unidades de registo e na organização de um conjunto de indicadores. Estes foram, seguidamente, agrupados em categorias e em subcategorias, de forma a possibilitar uma interpretação dos dados fornecidos. A amostra, foi uma de conveniência, constituída por dez indivíduos, sendo que apenas dois pertencem à designada 2ª Geração de imigrantes em Portugal. Uma das principais limitações do trabalho prendeu-se com a elevada dificuldade em contactar docentes com o perfil pretendido e que estivessem na disponibilidade de participar. As principais conclusões obtidas são as seguintes: i) os entrevistados cresceram a valorizar a escola e a perspetivá-la como um meio para atingir um bom emprego; ii) a mãe, ou o pai, ou ambos, independentemente do seu nível de estudo, sempre os motivaram e influenciaram no sentido de eles se empenharem no seu trabalho escolar; iii) a profissão de professor não foi a sua primeira escolha para sete dos entrevistados; iv) todos gostam da sua profissão, principalmente da relação e do trabalho desenvolvido com os alunos; v) a maioria demonstrou a sua insatisfação perante a perda de reconhecimento social e a crescente burocratização da profissão. Para investigações futuras penso que seria relevante tentar fazer uma distinção clara entre os professores de primeira e segunda geração de imigrantes, bem como estudar os alunos destes professores, diferenciando-os de acordo com a origem étnica no sentido de perceber se existe ou não uma relação entre essas variáveis.
The following dissertation is based on an exploratory study regarding teachers of African origin currently teaching in Portugal. It was conducted in order to obtain a Master‟s Degree in Educational Sciences, specifically in the Intercultural Area. Its main goal is to identify common patterns of distinctive characteristics between interviewees, in an attempt to create a profile of a teacher of African origin teaching in Portugal. Some investigative questions were previously set and served as guidelines throughout the work. Essentially, through this work, the intention is to describe paths, obstacles, challenges and experiences that occurred in the life of those teachers, to give them a voice. It was conducted under a set of theoretical basis and mainly focused on the interviews. It also specifies and justifies the applied methodological options. The used methodology was based on gathering data through semi directive interviews followed by a transcription and a subsequent content qualitative analysis. This qualitative analysis was carried out through data coding, the succeeding fragmentation into registry units and the organizing them into a set indicators. In turn, these indicators were grouped into categories and sub-categories in order to enable an interpretation of the original gathered data. The sample, out of convenience, was of ten individual. Of those ten, only two individuals are part of what is currently designated in Portugal a second generation of immigrants. One of the major obstacles encountered during the entire process was finding interviewees with the suitable profile and background, willing to participate. The main conclusions are the following: i) the interviewees have grown up valuing school as a mean to attain a good job; ii) the mother or father of the interviewee have always motivated them, kept them committed to their school work and served as a significant influence in their lives; iii) being a teacher was not a first choice career for seven of the ten interviewees; iv) every interviewee likes being a teacher due specifically to the type of work performed with their students as well as the emotional attachments formed during such process; v) the majority of interviewees expressed their discontentment regarding the lack of social credibility given to their current profession and also about the growing bureaucratization in schools. Regarding future investigations I would consider relevant to try and make a clear distinction between teachers of a first generation of immigrants and those of a second generation as well as learning more about these teachers‟ students differentiating them according to their ethnical origins in order to understand if there is a link between those variables.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8114
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