Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8117
Título: As vozes dos alunos promotoras da educação intercultural : o caso de um projeto de enriquecimento curricular
Autor: Bicho, Lisete Maria Rato Ciríaco, 1966-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Enriquecimento curricular
Participação dos alunos
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: As questões da diversidade cultural colocam às escolas um grande desafio, o de saber lidar com o outro e de assumir práticas interculturais que possibilitam a integração plena de todos os que frequentam a escola. A presente investigação constitui um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, que pretende compreender como é que o desenvolvimento de atividades que favo-recem a voz ativa e participativa dos alunos pode ser potenciador da educação intercultural. Assim, concebemos e desenvolvemos um projeto de enriquecimento curricular com alunos do 3º ciclo, numa escola que se carateriza por uma crescente diversidade cultural e onde quisemos proporcionar espaços para que as vozes dos alunos se manifestassem através do desenvolvimento de um conjunto de iniciativas. Tendo por base teórica a educação intercultural, analisámos o desenvolvimento de atividades extra curriculares que possibilita aos alunos um papel interventivo e ativo. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados a fim de esclarecer e aprofundar os objetivos de investigação nomeadamente acerca da perceção que os alunos têm da escola multicultural; das suas ideias sobre o desenvolvimento de atividades que fomentam a educação intercultural; dos valores que defendem no diálogo intercultu-ral; do relacionamento interpessoal entre diferentes grupos étnico-culturais; e de como o Projeto Multicultural e a utilização de espaços interativos fomentam a inte-gração dos alunos, valorizam as trocas culturais e possibilitam um papel interventivo, favorecendo a aprendizagem intercultural. Para que encontrássemos respostas aos pressupostos que nortearam a nossa investi-gação escolhemos a metodologia de estudo de caso, seguindo uma estratégia de investigação-ação. Entrevistaram-se seis alunos participantes no projeto, aplicando a entrevista “focus group” em dois momentos distintos, procedeu-se ao registo de notas de campo e à leitura de documentos oficiais da escola. Confirmou-se que o desenvolvimento do projeto de enriquecimento curricular reve-lou ser o espaço ideal para as práticas interculturais, permitindo a todos fazerem escutar a sua voz e contribuindo para a sua formação pessoal e social.
The issues of cultural diversity are considered a great challenge to schools: how to cope with each other and be enrolled in cultural practices that enable a full integra-tion of all students who attend schools. This research has got as a method of investigation a case study, with a qualitative approach, which seeks to understand how the development of activities that promotes students’ voice and participation may promote intercultural education. Thus we de-sign and develop an extra curriculum project involving students from the 3rd cycle, in a school which is characterized by an increasing cultural diversity and where we want to provide space so that students’ voices through different strategies could be heard. Based on theoretical assumptions of intercultural education we analyze the develop-ment of extracurricular activities that allows students an active role. Several tech-niques of data collection were used in order to find an answer to various issues such as the perception that students have of a multicultural school; students' ideas on the development of activities that promotes intercultural education; values that promote intercultural dialogue; interpersonal relationships between different ethnic cultural groups; how the Multicultural Project and interactive platforms promote students’ integration, value cultural exchanges and allow students to have an active role. In order to find some answers to the assumptions that guided our research we have chosen the methodology of case study, action research, and we decided to use focus group interviews which we carried out among six students from the extra curriculum project in two different moments. We also used field notes and official school docu-ments to support our analysis. It was confirmed that the development of extra curriculum project proved to be the ideal space for intercultural practices because it allowed everyone to have a voice empowering them to build their learning and their personal and social development.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8117
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