Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8118
Título: A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática
Autor: Franco, Sílvia Helena Correia, 1979-
Orientador: Mesquita, Mônica
Palavras-chave: Comunicação intercultural
Etnomatemática
Índios - Brasil
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Esta dissertação de mestrado surge como fruto de reflexões sobre o processo educativo e o diálogo intercultural, reflexões que se adensaram pela minha participação num curso de Etnomatemática, desenvolvido no contexto de uma licenciatura para educadores escolares indígenas. A minha imersão neste contexto despoletou um processo etnográfico crítico de observação, análise documental e, principalmente, de diálogo para a conscientização de momentos de diversidade dialogante neste curso de graduação indígena. A disciplina de Etnomatemática concentra um foco central, uma vez que este era o pretexto essencial para interações e diálogos. Numa tentativa de ser favorável a uma visão holística deste curso de Etnomatemática, dei primazia a uma contextualização abrangente que realce o background dos participantes, bem como os seus sonhos e ambições para o futuro; e enfatize a diversidade dialogante vivenciada, para tal, esta dissertação surge como forma de partilha de reflexões.
This thesis is born from a set of reflections about the education process, and intercultural dialogue. Reflections that become denser with my participation in an Ethnomathemathics course, developed in a native scholar education graduation course context. My immersion in this context has triggered a critical ethnography process of observation, documental analysis, and, mainly, of dialogue for awareness of dialogical diversity moments in this graduation course. The Ethnomathemathics course is the central focus, since this was the main purpose for interactions and dialogues. In one attempt to be favorable to an holistic view of this course, I gave primacy to an extensive contextualization, that enhances participants background as well as their dreams and ambitions for the future; and that emphasizes the experienced dialogical diversity. To this end, this thesis arises as a way of sharing reflections.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8118
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043200_tm.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.