Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/814

Título: Avaliação formativa numa disciplina de investigação e no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem: perspectivas de alunos
Autor: Migueis, Helena Sofia Verissimo Martins da Silva, 1976-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Tecnologias educativas
Avaliação das aprendizagens
Avaliação formativa
Ensino superior
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: Apesar da vasta literatura nos domínios da avaliação e dos ambientes virtuais deaprendizagem, a avaliação das aprendizagens nestes ambientes constitui ainda um desafiopara os docentes que aí desenvolvem a sua prática. Este estudo procurou através de umametodologia de natureza descritiva, analítica e interpretativa com características de estudocaso múltiplo, descrever o ambiente de ensino-aprendizagem-avaliação sob a perspectivados alunos, analisar as aprendizagens ocorridas e analisar e interpretar de que forma asestratégias de avaliação formativa utilizadas se relacionavam com a participação dos alunos no seu processo de aprendizagem. Para tal utilizaram-se métodos como a entrevista,observação e análise documental dos documentos produzidos pelos alunos. O ambientevirtual de aprendizagem revelou-se ser um espaço dinâmico e motivador da participaçãodos alunos, tendo influenciado positivamente a sua aprendizagem, principalmente ao níveldo processo. As estratégias adoptadas e tarefas utilizadas no processo educativo, maisespecificamente ao nível da avaliação formativa, facilitaram o desenvolvimento de umambiente promotor de discussão e reflexão e parecem ter promovido, na maioria dos casos, o desenvolvimento de aprendizagens profundas.
In spite of the vast literature in the assessment and virtual learning environments domains,the assessment of learning in these environments constitutes still a challenge for theteachers who develop their practice in this context. This study tried through a descriptive,analytic and interpretative methodology with characteristics of a multiple study case, todescribe the teaching-learning-assessment environment under students perspective, toanalyse the occurred learning and to analyse and to interpret how the strategies of formative evaluation used were connected to the participation of the students in their learningprocess. Methods like the interview, observation and documental analysis of the documents produced by the students were used. The virtual learning environment revealed to be adynamic and motivator space for the participation of the students, having influencedpositively their learning, primarily at the process level. The adopted strategies and tasksused in the teaching process, specifically at formative assessment level, made easy thedevelopment of an environment promoter of discussion and reflection that seems to have lead, in most of the cases, to the development of deep learning.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/814
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
15941_Anexo_A_-_Guiao_100AA_entrevista_aos_alunos.pdf39,24 kBAdobe PDFView/Open
15942_Anexo_B_-_Guiao_da_200AA_entrevista_aos_alunos.pdf42,49 kBAdobe PDFView/Open
15943_Anexo_C_-_Guiao_da_300AA_entrevista_aos_alunos.pdf37,81 kBAdobe PDFView/Open
15944_Anexo_D_-_Manual_de_utilizacao_do_Campus_Virtual.pdf3,29 MBAdobe PDFView/Open
15945_Anexo_E_-_Grelha_de_planifica00E700E3o_do_dominio....pdf47,03 kBAdobe PDFView/Open
15946_Anexo_F_-_Documento_enviado_aos_avaliadores_externos....pdf164,87 kBAdobe PDFView/Open
15947_Anexo_G_-_Descricao_da_tarefa_do_forum_de_discussao.pdf21,38 kBAdobe PDFView/Open
15948_Anexo_H_-_Descricao_da_tarefa_de_reflexao_critica.pdf24,19 kBAdobe PDFView/Open
15949_Anexo_I-_Criterios_de_avalia00E700E3o_da_tarefa_de_reflexao_critica.pdf52,57 kBAdobe PDFView/Open
15950_Anexo_J_-_Descricao_da_tarefa_de_avaliacao....pdf50,3 kBAdobe PDFView/Open
15951_Anexo_K_-_Formulario_utilizado_para_a_formulacao_de_....pdf18,63 kBAdobe PDFView/Open
15952_Anexo_L_-_Formulario_do_Diario_de_Bordo.pdf19,69 kBAdobe PDFView/Open
15953_Anexo_M_-_Formulario_do_registo_de_observacao.pdf19,18 kBAdobe PDFView/Open
15954_Anexo_N_-__Consentimento_do_CC....pdf657,34 kBAdobe PDFView/Open
15955_Anexo_O_-_Modelo_de_consentimento_informado_solicitado_aos_alunos.pdf20,43 kBAdobe PDFView/Open
15956_Anexo_P_-_Modelo_de_feedback_enviado_para_os_alunos.pdf21,75 kBAdobe PDFView/Open
15957_Anexo_Q-_Feedback_colectivo....pdf28,53 kBAdobe PDFView/Open
15958_Anexo_R_-_Documento_de_esclarecimento_relativo....pdf30,48 kBAdobe PDFView/Open
15959_Anexo_S_-_Transcricao_das_entrevistas_realizadas_aos_alunos.pdf836,79 kBAdobe PDFView/Open
15960_Anexo_T_-_Tabelas_sintese_da_analise_de_conteudo_das_entrevistas.pdf197,85 kBAdobe PDFView/Open
15961_Anexo_U_-_Mensagens_colocadas_pelos_alunos_no_forum.pdf113,4 kBAdobe PDFView/Open
15962_Anexo_V_-_Reflexoes_criticas_produzidas_pelos_alunos.pdf109,72 kBAdobe PDFView/Open
15963_Anexo_W_-_Grelha_de_observacao_produzida_pela_observadora_externa.pdf100,55 kBAdobe PDFView/Open
15964_AvaliacaoFormativa_em_AVA_HelenaMigueis.pdf536,97 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia