Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/814
Título: Avaliação formativa numa disciplina de investigação e no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem: perspectivas de alunos
Autor: Migueis, Helena Sofia Verissimo Martins da Silva, 1976-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Tecnologias educativas
Avaliação das aprendizagens
Avaliação formativa
Ensino superior
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2008
Resumo: Apesar da vasta literatura nos domínios da avaliação e dos ambientes virtuais deaprendizagem, a avaliação das aprendizagens nestes ambientes constitui ainda um desafiopara os docentes que aí desenvolvem a sua prática. Este estudo procurou através de umametodologia de natureza descritiva, analítica e interpretativa com características de estudocaso múltiplo, descrever o ambiente de ensino-aprendizagem-avaliação sob a perspectivados alunos, analisar as aprendizagens ocorridas e analisar e interpretar de que forma asestratégias de avaliação formativa utilizadas se relacionavam com a participação dos alunos no seu processo de aprendizagem. Para tal utilizaram-se métodos como a entrevista,observação e análise documental dos documentos produzidos pelos alunos. O ambientevirtual de aprendizagem revelou-se ser um espaço dinâmico e motivador da participaçãodos alunos, tendo influenciado positivamente a sua aprendizagem, principalmente ao níveldo processo. As estratégias adoptadas e tarefas utilizadas no processo educativo, maisespecificamente ao nível da avaliação formativa, facilitaram o desenvolvimento de umambiente promotor de discussão e reflexão e parecem ter promovido, na maioria dos casos, o desenvolvimento de aprendizagens profundas.
In spite of the vast literature in the assessment and virtual learning environments domains,the assessment of learning in these environments constitutes still a challenge for theteachers who develop their practice in this context. This study tried through a descriptive,analytic and interpretative methodology with characteristics of a multiple study case, todescribe the teaching-learning-assessment environment under students perspective, toanalyse the occurred learning and to analyse and to interpret how the strategies of formative evaluation used were connected to the participation of the students in their learningprocess. Methods like the interview, observation and documental analysis of the documents produced by the students were used. The virtual learning environment revealed to be adynamic and motivator space for the participation of the students, having influencedpositively their learning, primarily at the process level. The adopted strategies and tasksused in the teaching process, specifically at formative assessment level, made easy thedevelopment of an environment promoter of discussion and reflection that seems to have lead, in most of the cases, to the development of deep learning.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/814
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15941_Anexo_A_-_Guiao_100AA_entrevista_aos_alunos.pdf39,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
15942_Anexo_B_-_Guiao_da_200AA_entrevista_aos_alunos.pdf42,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
15943_Anexo_C_-_Guiao_da_300AA_entrevista_aos_alunos.pdf37,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
15944_Anexo_D_-_Manual_de_utilizacao_do_Campus_Virtual.pdf3,29 MBAdobe PDFVer/Abrir
15945_Anexo_E_-_Grelha_de_planifica00E700E3o_do_dominio....pdf47,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
15946_Anexo_F_-_Documento_enviado_aos_avaliadores_externos....pdf164,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
15947_Anexo_G_-_Descricao_da_tarefa_do_forum_de_discussao.pdf21,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
15948_Anexo_H_-_Descricao_da_tarefa_de_reflexao_critica.pdf24,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
15949_Anexo_I-_Criterios_de_avalia00E700E3o_da_tarefa_de_reflexao_critica.pdf52,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
15950_Anexo_J_-_Descricao_da_tarefa_de_avaliacao....pdf50,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
15951_Anexo_K_-_Formulario_utilizado_para_a_formulacao_de_....pdf18,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
15952_Anexo_L_-_Formulario_do_Diario_de_Bordo.pdf19,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
15953_Anexo_M_-_Formulario_do_registo_de_observacao.pdf19,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
15954_Anexo_N_-__Consentimento_do_CC....pdf657,34 kBAdobe PDFVer/Abrir
15955_Anexo_O_-_Modelo_de_consentimento_informado_solicitado_aos_alunos.pdf20,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
15956_Anexo_P_-_Modelo_de_feedback_enviado_para_os_alunos.pdf21,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
15957_Anexo_Q-_Feedback_colectivo....pdf28,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
15958_Anexo_R_-_Documento_de_esclarecimento_relativo....pdf30,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
15959_Anexo_S_-_Transcricao_das_entrevistas_realizadas_aos_alunos.pdf836,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
15960_Anexo_T_-_Tabelas_sintese_da_analise_de_conteudo_das_entrevistas.pdf197,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
15961_Anexo_U_-_Mensagens_colocadas_pelos_alunos_no_forum.pdf113,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
15962_Anexo_V_-_Reflexoes_criticas_produzidas_pelos_alunos.pdf109,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
15963_Anexo_W_-_Grelha_de_observacao_produzida_pela_observadora_externa.pdf100,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
15964_AvaliacaoFormativa_em_AVA_HelenaMigueis.pdf536,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.