Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8161
Título: A dimensão relacional do trabalho do director de uma escola básica e secundária : as relações com os professores
Autor: Faria, Célia Maria Garcia do Canto Albuquerque, 1969-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este relatório aborda o tema das mudanças do trabalho do director de escola no contexto das mudanças na regulação das políticas de administração e gestão escolar em Portugal; e o estudo focaliza, em particular, as relações do Director com os professores, recorrendo a um enfoque micropolítico. Este trabalho, que se constitui como base num estudo de caso, documenta as percepções de um director, com catorze anos de experiência em órgão de gestão, relativamente à sua relação com os professores. A metodologia utilizada contempla a realização de duas entrevistas espaçadas de uma ano e precedidas de observações por shadowing do trabalho do director. Na prossecução deste trabalho foram tidos em conta dois eixos de análise: a evolução da dimensão relacional do trabalho do director com os professores e o modo como alterações físicas da escola terão influenciado essa interacção. Assim, o trabalho procura: caracterizar o trabalho relacional do director no âmbito da acção quotidiana; caracterizar o modo de exercício da liderança; inferir sobre as relações directorprofessores em resultado das mudanças físicas da escola; identificar e descrever as alterações dos modos de gestão do director em função das mudanças. O trabalho mostra que os principais interlocutores do director são os professores com quem, segundo ele, estabelece uma relação de confiança. Contudo, foi visível que a existência de uma tensão de proximidade/distanciamento, como resultado de uma possível adaptação da acção do director à fusão de escolas e ao aumento significativo do número de professores. O relatório aponta, igualmente, para a gestão das relações e resolução de conflitos como uma grande preocupação do director. Outro aspecto revelado pelo relatório, é que o director age de acordo com uma agenda que decorre do seu projecto de intervenção, elaborado durante a candidatura ao cargo. Surge, então, a preocupação de fazer passar a sua mensagem quer de forma directa, em diálogo com os professores ou indirectamente através dos coordenadores de departamento e exercendo influência nas decisões tomadas pelo Conselho Pedagógico. No entanto, e apesar de agir de acordo com determinados propósitos, não descura as expectativas e ânsias dos docentes, tendo estas um papel importante na sua acção.
This project is about the changes in the work of a school head considering the current changes in regulation of school administration policy; the study focuses, particularly, the human relations between the school head and the teachers, through a micro political approach. This project, which is based on a case study, intends to grasp a school head’s perception of his relation with the teachers, considering his 14 years of professional experience in school administration. Concerning the methodology used, two interviews were conducted within a year and the school head’s work was observed by shadowing. This project considered two main focus of analysis: the evolution of the school head’s work considering its relational dimension and the way the physical changes in the school building might have influenced this interaction. Therefore, this project attempts to: define the school head’s relational work within his daily actions; feature the way he manages leadership skills; infer from the relationship school head -teachers according to the changes in the physical structure of the school building; identify and describe the changes on management procedures due to the changes. This work shows that the main interlocutors of the school head are teachers with whom, according to him, he establishes a relationship based on trust. However, the existence of a tension of proximity / detachment can be noticed as a result of possible adjustment of the school head’s action considering the merge of schools and the increase of the number of teachers. This report also points out how human resources management and conflict solving issues are considered relevant by the school head. Another aspect revealed by the report is the fact that the school head has an agenda which follows the “project of intervention” elaborated and presented when he applied for the job as a school head. He is, therefore, concerned about passing his message either directly, to the teachers, or indirectly through the heads of department, or influencing the decisions taken by the Pedagogical Council. However, even though he acts according to defined goals, he does not overlook teachers’ expectations and anxiety, considering their important role in his action.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8161
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