Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8163
Título: A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
Autor: Teixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Desempenho docente
Ensino da biologia
Ensino da geologia
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A contextualização do saber como um meio para facilitar e motivar as aprendizagens a realizar pelos alunos serviu como contexto de estudo para o presente trabalho. Pretendia-se, com este estudo, perceber a forma como um grupo de formandos concebe e pratica a contextualização e de que modo a formação inicial realizada pela entidade formadora os está a preparar para praticar a contextualização. Para isso entrevistaram-se cinco formandos do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia da Universidade de Lisboa. Concluiu-se assim que, no contexto em estudo, a entidade formadora aposta numa formação direcionada para desenvolver nos alunos a noção de contextualização e os consciencializar da importância que esta opção assume no sucesso educativo dos alunos. Constatou-se ainda que, no grupo em análise, existem diferenças no que diz respeito à própria consciência acerca do conceito de contextualização. Verificou-se que há formandos que, ao longo da sua formação, retiveram a informação passada pela entidade formadora como relevante, baseando-se nela para conceber e praticar a contextualização e utilizando-a para fundamentar as suas práticas. Por outro lado, verificou-se que, por vezes, a experiência profissional anterior poderá levar a que a informação não seja assimilada como útil e necessária pois, neste caso, os formandos já trazem ideias pré concebidas acerca de todo o processo de ensinar. A necessidade da profissionalização como exigência para a estabilidade profissional, verificada na maioria dos casos do contexto em estudo, acaba também por influenciar a pré disposição dos formandos para reter a informação transmitida.
The contextualization of knowledge as a resource to further and motivate the learning performed by the students served as a context of study to the present task. It was intended, with this work, to understand how a group of forming designs and practices the contextualization and in what way the initial training provided by the training entity is preparing them to practice the contextualization. For this, five forming from the second year of the master's degree in teaching biology and geology from the University of Lisbon were interviewed. We conclude therefore that, in the context under study, the training organization committed to a training directed to develop in students the notion of context awareness and the importance that this tool assumes in the educational success of students. It was further observed that in the group under consideration, there are differences in what concerns to their conscience about the concept of contextualization. It was found that there are students who, during their training, retained the information passed by the trainer as relevant, using it to design and practice contextualization and to support their practices. Moreover, it has been found that sometimes, previous professional experience may lead to that the information is not assimilated as useful and necessary because in this case the trainees already have preconceived ideas about the entire teaching process. The need for professionalization as a requirement for professional stability, verified in most cases of the context under study, also ends up influencing the predisposition of students to retain the information transmitted.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8163
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043145_tm.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.