Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8167
Título: A promoção do ensino das ciências através da literatura infantil
Autor: Filipe, Rita Isabel Batista da Silva, 1979-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Literacia científica
Literatura infantil
Linguagem científica
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo aborda o ensino das ciências no 1.º ciclo e a relação que se pode estabelecer entre este e a literatura infantil, de forma a promover a aprendizagem das ciências nas crianças, contribuindo para o desenvolvimento da literacia científica. Este estudo foi desenvolvido com o propósito de dar resposta às seguintes questões orientadoras: a) De que modo se poderá distinguir o discurso científico do discurso do quotidiano através das narrativas infantis? b) Que relações se poderão estabelecer entre a linguagem científica em alunos do 3.º ano de escolaridade e o uso de livros de literatura infantil? c) Qual a influência que a utilização das histórias infantis exerce na aprendizagem dos conteúdos científicos programáticos? d) De que forma o uso de narrativas infantis poderá favorecer uma relação interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básico? Pretendeu-se assim, explorar e analisar a relação entre a literatura infantil, através do recurso a quatro livros para crianças, e o ensino de conteúdos científicos ao nível do 3.º ano de escolaridade. O estudo resulta de uma abordagem qualitativa, através da técnica de estudo de caso, no qual participaram 22 alunos do 3.º ano de escolaridade de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Sintra. Foram utilizados diversos métodos de recolha de dados, nomeadamente entrevistas semiestruturadas, observações, análise dos livros infantis e registos produzidos pelos alunos, assim como questionários. Os resultados obtidos contribuíram para demonstrar a relevância da literatura infantil para o ensino das ciências nos primeiros anos, facilitando em simultâneo o desenvolvimento da linguagem científica, aumentando o interesse e motivação das crianças pela ciência, através da proposta de diversas atividades, a par de um trabalho interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento da literacia científica.
The present study focus on the teaching of science in the primary school, and the relation one can establish between this and children’s literature, in order to promote the learning of science by children, contributing for the scientific literacy development. This study was developed so that we could find an answer to the following guiding questions: a) How can we distinguish the scientific speech from the everyday speech through narratives for children? b) What kind of relations can we establish between third grade students’ scientific language and the use of children literature books? c) How does the use of stories for children influence the learning of scientific programmatic contents? d) How can the use of narratives for children foment an interdisciplinary relation within the primary? Thereby, the aim of the study was to explore and analyse the relation between children’s literature, and the teaching of scientific contents at a third grade level. The study results from a qualitative approach through the case study technique, involving 22 third grade students from a primary school in the municipality of Sintra. Several methods of data collection such as semi-structured interviews, observations, analysis of the children’s books and students’ produced work, as well as questionnaires were used. The outcome of the whole matter contributed to demonstrate the relevance of children’s literature in the teaching of science in the first school years. This promotes not only the development of scientific language, but also increases children’s interest and motivation for science, through the proposal of several activities along with an interdisciplinary work, resulting in a contribution for the scientific literacy development.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8167
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