Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8173
Título: Avaliação dos processos de integração dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ISCTE-IUL
Autor: Rocha, Eleonora da Silva, 1979-
Orientador: Curado, Ana Paula, 1952-
Palavras-chave: Estudantes universitários - PALOP
Avaliação em educação - Portugal
Mentorado
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este projecto de avaliação pretende contribuir para estratégias de melhoria da integração dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ISCTE –IUL - Instituto Universitário de Lisboa. Esta avaliação foi baseada no Modelo CIPP (Contexto, Input, Processo e Produto) de Stufflebeam, sendo a natureza da avaliação participativa. A partir das reuniões tidas com diversos Serviços do instituto, foram realizadas 18 entrevistas a estudantes do ISCTE-IUL dos PALOP, com vista a conhecer as principais dificuldades e oportunidades dos processos de integração destes estudantes. Este projecto de avaliação contribuiu para a realização de um projecto de mentora do com características específicas para o grupo-alvo.
This evaluation project aims to contribute to improving the integration of students from African Countries of Portuguese Official Language (PALOP) at ISCTE-IUL, Lisbon University Institute. This evaluation was based in Stufflebeam's CIPP Model (Context, Input, Process and Product), being the evaluation of participative nature. From meetings with various Services of the Institute, 18 interviews were conducted with ISCTE-IUL students from PALOP in order to understand the main challenges and opportunities in their integration process. This evaluation project contributed to the attainment of a tutoring project, with specific characteristics for the target group.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8173
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043140_tm.pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.