Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8174
Título: A promoção da argumentação nas aulas de Física do 12.º ano com recurso à discussão de controvérsias sociocientíficas
Autor: Fanica, José Francisco Cabeça, 1962-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Ensino da física
Práticas educativas
E-learning
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Esta investigação, essencialmente qualitativa, envolveu dezassete alunos da disciplina de Física do 12.º ano na discussão de controvérsias sociocientíficas através da plataforma Moodle, com o objetivo de promover as suas capacidades de pensamento crítico e de argumentação. O investigador acumulou as funções de professor da turma e, portanto, o trabalho constituiu um processo de investigação/reflexão sobre a própria prática. A turma foi organizada em quatro grupos, tendo cada um deles discutido as mesmas questões controversas (relacionadas com a produção de biodiesel e a atividade do CERN - European Organization for Nuclear Research) num fórum específico. As discussões envolveram a representação de papéis, cabendo a cada elemento do grupo recolher informação e argumentar segundo um determinado papel. As conclusões finais foram publicadas em vídeo. A análise de conteúdo das interações estabelecidas nos fóruns de discussão e das respostas a um questionário on-line permitiram aceder às conceções dos alunos acerca das potencialidades e limitações da discussão e da representação de papéis com recurso ao Moodle. Os resultados evidenciaram uma variação da qualidade argumentação de acordo com vários fatores, nomeadamente, o tema em discussão e a introdução na atividade de questões orientadoras da argumentação. Constatou-se, também, que os fóruns de discussão facilitam o desenvolvimento de capacidades de comunicação, argumentação e reflexão e, ainda, a promoção de uma conceção de ciência como empreendimento dinâmico marcado pela controvérsia.
This investigation, mainly qualitative, involved seventeen students from the twelfth grade of physics in the socioscientific controversial discussions through the Moodle platform, whose main target was to promote their skills of criticism and argumentation. The class was organized in four groups, having each of them discussed the same controversial questions (related to the production of biodiesel, the activity of the CERN -European Organzation for Nuclear Research and the nano technologies) in a specific forum. The discussions involved the representation of papers and each member of the group had to gather information and argue according to a certain role. The investigator accumulated the functions of teacher and therefore, it was a process of research / reflection on own practice. The analysis of the contents of the established interactions of the discussion forums and the answers to a questionnaire on-line, allowed to get the pupil's conceptions about the potentialities and limitations of the discussion in representing the roles by appealing Moodle resources. The results have evinced a variation in the quality of the reasoning according to several factors, namely the subject of the discussion and the introduction in the activity of oriented questions in the argumentation. It has also been stated that the discussion forums make the development of the communication, argumentation and thinking skills easier.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8174
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