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Título: Os tipos de personalidade do modelo de Holland e as escolhas vocacionais em alunos de cursos profissionais
Autor: Martins, Magda Andreia Paulino Silva
Orientador: Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Palavras-chave: Orientação profissional
Personalidade - Psicologia
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presente investigação pretende caracterizar os tipos de personalidade do modelo de Holland (1973, 1985, 1997) e as escolhas vocacionais em alunos que frequentam cursos profissionais. Para tal, procedeu-se à recolha de dados sobre as caraterísticas psicométricas da versão de Língua Portuguesa do SDS - Inventário de Auto-Exploração dos Interesses de Holland, Fritzsche e Powell (1994), tendo por base a teoria de personalidade vocacional de Holland. Pretende-se ainda analisar se há diferenças estatisticamente significativas entre géneros e em relação ao nível socioeconómico dos pais, nos interesses avaliados e verificar se as correlações dos tipos adjacentes no perímetro do hexágono são maiores, do que os tipos diametralmente opostos. Foi utilizada uma amostra de 296 estudantes do 10º ano (N=148), 11º ano (N=69) e 12º ano (N=79), que frequentam três escolas secundárias do ensino público e uma do ensino particular. Os resultados desta investigação indicam índices da precisão compatíveis com os obtidos no modelo teórico de Holland acima referido, revelando adequadas caraterísticas psicométricas desta versão do instrumento SDS na população em estudo.
The aim of the current investigation is to characterise the personality types of Holland’s Model (1973, 1985, 1997) and the vocational choices of students that attend professional courses. Thus, we gathered some data about the psychometric features of the SDS Portuguese version – Self-Directed Search by Holland, Fritzsche and Powell (1994), based on Holland’s theory on vocational personality. We also intend to analyse the statistically significant differences between genders and in terms of parents’ socioeconomic level and verify if the correlations for the adjacent types in the hexagon perimeter are higher than for diametrically opposed types. A sample of 296 students was used: 10th grade (N=145), 11th grade (N=69) and 12th grade (N=79) who attend three public secondary schools and one private school. The results of this investigation indicate reliability coefficients which are compatible with those obtained in Holland’s theoretical model, previously referred, indicating adequate psychometric properties of this version of the SDS instrument in the evaluated population.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8176
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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