Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8190
Título: Podcasting e vodcasting na disciplina de Química do 9º ano de escolaridade
Autor: Valério, Ângela Maria Clemente Parro
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Web 2.0
Ensino da química
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A utilização de ferramentas da Web 2.0 tem tido importância crescente no processo de ensino e aprendizagem, permitindo ao aluno um papel não passivo no uso de competências, com o objetivo de produzir conhecimento próprio e passível de ser partilhado com os outros. A questão de investigação que serviu de guia a este trabalho prendeu-se com a tentativa de compreender a possibilidade, através de experiências de aprendizagem que envolvessem a construção e divulgação de podcasts e vodcasts, por parte dos alunos, de desenvolver competências e atingir metas de aprendizagem no âmbito do ensino da química e como pode a integração destas ferramentas, nas práticas letivas, ser uma mais valia para a motivação dos alunos. Para responder à questão de investigação foram planificadas atividades de integração do podcast e do vodcast no âmbito das orientações metodológicas da disciplina de ciências físico-químicas do 9ºano cujo alicerce teórico é, fundamentalmente, a abordagem construtivista. O estudo utilizou uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a própria prática através da aplicação de experiências de aprendizagem em contexto de sala de aula. Participaram no estudo dezasseis alunos do 9.º ano. Foram propostas duas atividades envolvendo a elaboração/construção de podcasts e vodcasts que seriam disponibilizados online. Para a construção do podcast propuseram-se dois temas de trabalho. A construção do vodcast baseou-se na informação obtida a partir do desenvolvimento de aulas de carácter experimental/demonstrativo. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os instrumentos: questionários (após a conclusão da elaboração dos Podcast e Vodcast e visando a opinião dos alunos); Grelhas de avaliação (do trabalho de grupo e dos Podcasts e Vodcasts elaborados); Entrevista aos alunos em grupo focado. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que alguns alunos mostraram resistência à metodologia adotada. Com o decorrer do estudo as resistências diminuíram tendo, no final, gostado da experiência e aprendido os conteúdos de forma mais exigente, mas mais motivadora.
The use of Web 2.0 tools have been increasingly important in the teaching and learning process, which allows the students do not have a passive role when they use their skills, with the aim of producing knowledge and liable to be shared with others. The research question that served as a guide to our work tryed to understand the possibility, through learning experiences that involved the construction and distribution of podcasts and Vodcasts, from the part of the students, to develop skills and achieve learning goals in chemistry’s teaching and how the integration of these tools into teaching practices can be an asset to motivate the students. To answer to the investigation question were planned integration activities of the podcast and Vodcast, under physical-chemical sciences methodological orientations of the 9th year, whose theoretical foundations are, fundamentally, the constructivist approach. The study utilized a qualitative research methodology with interpretative guidance, where the investigator investigates/researches its own practice through the application of learning experiences in the classroom context. Sixteen students from the 9th year participated in this study. Two activities were proposed, involving the development/construction of podcasts and Vodcasts that would be available online. For the construction of the podcast were proposed two working themes. The construction of the Vodcast was based on information obtained from the development of experimental/demonstration lessons. To the data collection were developed the instruments: questionnaires (upon completion of the drafting of the Podcast and Vodcast and seeking the opinion of the students); Assessment grids (of the work's group and of the Podcasts and Vodcasts produced); Interview to students on focused group. The analysis of the data obtained allowed us to conclude that some students have shown resistance to the methodology adopted. The resistance decreased in the course of the study and, in the end, the students enjoyed the experience and learned the contents in a more demanding way, although more motivating.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8190
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