Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8217
Título: Dinâmicas de avaliação na escola : um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades
Autor: Almeida, Ana Lúcia Lopes de, 1974-
Orientador: Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: Avaliação em educação
Projectos educativos
Plano de actividades
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Num contexto em que é reconhecido às escolas o poder de definir as suas políticas, no âmbito dos seus projectos educativos, e de desenhar os planos operacionais para as concretizar, reconhece-se a importância que estes documentos estratégicos podem ter no desenvolvimento organizacional da Escola; contribuindo para o longo caminho que é a melhoria. Assim, durante esse percurso que procura a qualidade, devem emergir no interior da escola dinâmicas de avaliação interna. Para tal, desenvolveu-se, neste caso, uma investigação do tipo qualitativo, através da estratégia de investigação-acção, onde o projecto que se apresenta procura contribuir, em parte, para o desenvolvimento dessas dinâmicas num agrupamento. Centra-se no domínio do planeamento, como estratégia útil para o desenvolvimento organizacional das escolas; na sua avaliação e no papel que as lideranças podem ter. Mais especificamente, concentra-se no desenvolvimento de dispositivos de acompanhamento da execução dos documentos organizativos de um agrupamento, o projecto educativo e o plano anual de actividades. Entre os procedimentos implementados para a preparação e execução deste projecto destacam-se, nomeadamente, a elaboração do desenho de monitorização e dos documentos de avaliação, a maioria originais. Procura-se, ainda, estabelecer a utilidade deste projecto, como parte integrante de um processo de avaliação interna, necessário para a criação de hábitos de reflexão e como base de informação para a melhoria.
Within a context in which schools own the power to define their own policies regarding their educational projects, and to design the operational planning in order to accomplish them, it’s acknowledged the value that these strategic documents can have in terms of the School’s organizational development; ensuing the long way of self-improvement. Therefore, during this quest for quality, internal evaluation dynamics should emerge from the school. In this case, it was developed a qualitative investigation, through an action-investigation strategy, in which the project presents itself, in part, to contribute to the development of those dynamics in a cluster. It is focused on the planning field, as a useful strategy for the school’s organizational development; on its own evaluation and the role that leaderships should have. More specifically, it is focused on the development of follow-up mechanisms on the implementation of organizational documents in a cluster, the educational project and the annual plan for school activities. Among the implemented courses of action for the preparation and execution of this project, the monitoring design’s production and the evaluation documents stand out, mostly originals. It is also essential to determine this project’s usefulness as a part of an internal evaluation process, which is necessary for the creation of thinking habits as well as an information basis for improvement.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8217
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