Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8224
Título: As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
Autor: Moreno, Orlando de Oliveira, 1967-
Orientador: Sousa, Florbela
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O trabalho que apresentamos foi elaborado no âmbito do Mestrado em Administração Educacional, resultado de uma investigação sobre o dia a dia de trabalho um Diretor Escolar de um Agrupamento de escolas localizado na periferia de Lisboa. Procuramos a partir deste projeto identificar as lógicas de ação que conduzem às práticas diárias do Diretor Escolar na implementação das linhas orientadoras que constam no seu projeto de intervenção. O enquadramento teórico sobre a problemática aqui em análise recaiu em reflexões sobre os conceitos de lógicas de ação, regulação e liderança escolar. Foi também realizado uma pesquisa sobre estudos realizados acerca do trabalho dos Diretores Escolares. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, realizado através da observação de um dia de trabalho de um Diretor Escolar, uma entrevista a esse ator e de análise documental, construído a partir de um estudo de caso. Perspetiva-se que as conclusões deste estudo possam de alguma forma contribuir para um melhor entendimento das práticas diárias de um Diretor Escolar enquanto representante do Estado e de uma comunidade educativa, na construção dos seus objetivos.
The study hereby presented was developed within the Master Degree in Educational Administration, the result of an investigation about the day-to-day work of a director of a cluster of schools located on the outskirts of Lisbon. From this study we seek to identify the logics of action that lead to the everyday practices of the cluster of schools director in the implementation of the guidelines contained in the draft intervention. The theoretical framework on the issue here under review fell into reflections on the concepts of logics of action, regulation and school leadership. It was also conducted a research on studies about the work of school directors. This is a qualitative and interpretative study, resulting from the observation of a day of work of a school director, an interview with the actor and documentary analysis, built from a case study. It is expected that the findings of this study may somehow contribute to a better understanding of the daily practices of a school director as representative of the State and the educational community, in the process to attain the schools’ objectives.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8224
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043235_tm.pdf482,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.